Odemira com Orçamento de 30 milhões centrado na ação social e criação de emprego

A Câmara de Odemira vai ter um Orçamento de 30.235.000 euros para 2017. A proposta do executivo camarário, centrada «nas […]

Câmara-de-OdemiraA Câmara de Odemira vai ter um Orçamento de 30.235.000 euros para 2017. A proposta do executivo camarário, centrada «nas políticas sociais e no estímulo ao empreendedorismo e criação de emprego», foi aprovada em Assembleia Municipal na passada semana.

«A Câmara de Odemira irá igualmente continuar a investir na proteção e valorização do território bem como na qualificação e regeneração urbana, atração de novos investimentos e maior dinamismo no setor turístico local», revelou Câmara odemirense.

Ao mesmo tempo, «continuará a política de alívio da carga fiscal dos munícipes e empresas, continuando a redução local de impostos». Já os valores de cobrança de serviços de água, águas residuais e resíduos sólidos «mantêm-se iguais aos preços aplicados desde 2010, continuando a aplicar-se a Isenção da Taxa Municipal de Proteção Civil aos cidadãos».

Quanto a obras, haverá em 2017 «um esforço considerável na manutenção/conservação da rede de acessibilidades municipais, essencial para o desenvolvimento socioeconómico local, promotor da coesão social e de competitividade, aproximando Odemira dos serviços regionais e nacionais em áreas como a educação e a saúde, e decisivo no estímulo ao aproveitamento turístico do concelho, na dinâmica do agroalimentar e da atividade agro-florestal».

Isto sem perder de vista a sustentabilidade financeira, já que a Câmara promete continuar «com a moderação possível na redução de custos».

Os odemirenses também poderão contar com «as operações de qualificação de praias e da orla costeira do Programa Polis do Litoral Sudoeste, que incluirá uma intervenção de desassoreamento na foz do Mira em Vila Nova de Milfontes e de contenção na arriba da praia da Zambujeira do Mar», a realizar no próximo ano.

Na área do ambiente, «para além da construção de novos sistemas de tratamento da qualidade da água em pequenos sistemas de gestão municipal, pretende-se concluir diversas obras em curso e prosseguir o Plano de Investimentos da responsabilidades da AgdA – Águas Públicas do Alentejo, estando em curso diversos projetos de investimentos estruturantes, designadamente a execução da ETAR de S. Teotónio, o concurso da ETAR de S. Luís, bem como o reforço do abastecimento de água à Zona envolvente do Brejão, Vila Nova de Milfontes Nascente, S. Luís, Pereiras-Gare, Fornalhas Novas e Bicos».

A autarquia revelou, ainda, que foram identificadas cinco áreas prioritárias, nomeadamente «Desenvolvimento Económico e Emprego», «Inclusão e Solidariedade», «Participação Cívica, Segurança e Gestão Pública», «Educação, Cultura, Juventude e Conhecimento» e «Planeamento, Qualificação Urbana e Ambiental».

Comentários

pub