Ministro inaugura Laboratório Europeu de Recursos Biológicos Marinhos na Universidade do Algarve

Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, vai inaugurar, na próxima segunda-feira, às 11h00, o nó nacional do […]

Manuel Heitor
Manuel Heitor

Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, vai inaugurar, na próxima segunda-feira, às 11h00, o nó nacional do Laboratório Europeu de Recursos Biológicos Marinhos (EMBRC), que vai ficar localizado no Centro de Ciências do Mar (CCMAR), da Universidade do Algarve.

A sessão de inauguração do EMBRC Portugal começa com o descerrar da placa, junto ao edifício 7, no campus de Gambelas da Universidade do Algarve. Às 11h30, já no Anfiteatro Verde (Edf.8 – Campus de Gambelas da UAlg), é feita a apresentação da infraestrutura de investigação, por Adelino Canário, coordenador do CCMAR. Nesta cerimónia haverá discursos de António Branco, reitor da Universidade do Algarve, e de Manuel Heitor.

O CCMAR explica que o EMBRC, Laboratório Europeu de Recursos Biológicos Marinhos (embrc.eu), com sede em Paris, «é uma infraestrutura de investigação dedicada à exploração e conservação de recursos e ambiente marinhos, que responde às necessidades de investigação nas ciências do mar na Europa, actualmente com pólos em 9 países, incluindo Portugal».

O EMBRC Portugal é coordenado pelo CCMar da Universidade do Algarve, tendo como parceiros a ACOI da Universidade de Coimbra, o CIIMAR da Universidade do Porto e o IMAR da Universidade dos Açores.

O centro de investigação da Universidade do Algarve acrescenta que, «com um investimento dos Programas Operacionais e do Orçamento de Estado superior a  15 milhões de euros, o EMBRC Portugal oferecerá à comunidade científica e ao tecido empresarial acesso a equipamentos de última geração, serviços e recursos biológicos de enorme relevância para o cluster no Mar».

Este laboratório «será também um pólo de atracção de investigadores nacionais e estrangeiros e um motor de desenvolvimento das regiões, tirando partido das infraestruturas de alto nível e do acesso a biodiversidade e condições ambientais únicas do nosso país», conclui o CCMAR.

Comentários

pub