Ministro da Agricultura vai a São Brás apresentar a nova «Reforma das Florestas»

Luís Capoulas Santos, ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, vai apresentar a nova «Reforma das Florestas» no dia 2 […]

Luís Capoulas Santos, ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, vai apresentar a nova «Reforma das Florestas» no dia 2 de Janeiro, a partir das 15h00, no Cine-teatro de São Brás de Alportel.

Esta vinda do ministro a São Brás tem, também, o intuito de «envolver as autarquias e a comunidade em geral» para discussão pública da nova legislação da «Reforma da Floresta», cujas medidas foram aprovadas pelo Governo.

A «Reforma das Florestas» apresenta «um conjunto de medidas que procuram valorizar um legado natural a preservar, através do reconhecimento da floresta enquanto estratégia de desenvolvimento económico e elemento primordial para promover a sustentabilidade ambiental», explica a Câmara de São Brás de Alportel.

«O Governo assume que as alterações legislativas apresentadas assentam numa reavaliação de políticas públicas que visam uma reforma do setor que proteja os seus recursos e promova os seus ativos», acrescenta.

Neste sentido, o Governo entendeu ser «urgente esta Reforma mediante os inúmeros casos de incêndios florestais que assolaram o território nacional nos últimos anos, causando enormes prejuízos, tanto ambientais como económicos, bem como sociais e humanos, causando enorme sofrimento a centenas de famílias, em todo o país».

O Município de São Brás alia-se a este evento «pela importância de definir uma estratégia forte para proteger a floresta e, no concelho, a Serra do Caldeirão, com políticas de intervenção eficazes na prevenção e combate aos incêndios e adequadas à realidade do nosso país».

Em 2012, São Brás foi fustigado por «enorme incêndio» pelo que se associa «com especial empenho» a esta iniciativa, «na defesa de uma urgente estratégia eficaz na proteção e valorização da floresta».

Esta discussão pública decorrerá até 31 de Janeiro por todo o país. Nesta sessão em São Brás, também estarão presentes Amândio Torres, secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Vítor Guerreiro, presidente da Câmara de São Brás, e Rogério Rodrigues, presidente do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

 

Programa da vinda do ministro a São Brás:

15h00 – Sessão de Abertura:
Vítor Guerreiro, presidente da Câmara de São Brás
Luís Capoulas Santos, ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural

15h15 – Apresentação da Reforma da Floresta:
Amândio Torres, secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural

15h45 – Coffee-break

16h00 – Debate:
Moderador: Rogério Rodrigues, presidente do Conselho Diretivo do  Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF)

17h50 – Encerramento:
Luís Capoulas Santos, ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural

Comentários

pub