Houve fotógrafos de várias épocas e música coral na entrega dos prémios da Corrida Fotográfica de Portimão

Fotógrafos de várias épocas, com máquinas e estilos bem diferentes. Música coral entoada por vozes infantis e juvenis. Prémios, sorrisos […]

corrida-fotografica-2016_31Fotógrafos de várias épocas, com máquinas e estilos bem diferentes. Música coral entoada por vozes infantis e juvenis. Prémios, sorrisos e palmas. Muita gente. Estes foram os ingredientes básicos da cerimónia de entrega dos prémios e abertura da exposição da 16ª Corrida Fotográfica de Portimão, que decorreu este sábado, 10 de Dezembro, no Museu de Portimão.

Com o átrio apinhado de gente, a cerimónia começou pela muito aplaudida atuação da formação infantil e juvenil do Grupo Coral Adágio, sob a direção do maestro António Alves Pereira. Foram interpretadas sobretudo peças de Fernando Lopes-Graça, mas também outras músicas bem ritmadas.

E logo ali se destacaram, no meio do muito público, uns espectadores especiais: um grupo de fotógrafos de todos os tempos, com máquinas antigas na mão. Tratava-se do grupo de alunos do Curso Profissional de Artes do Espetáculo-Interpretação da Escola da Bemposta, que divertiram com a sua performance “Personagens à Solta”. Uma forma de mostrar que, num Museu, o passado e o presente podem estar ligados de muitas maneiras. E de demonstrar que a fotografia pode ser celebrada ligando as imagens digitais da Corrida Fotográfica às imagens analógicas das máquinas antigas, uma delas com mais de cem anos.

Seguiu-se depois a entrega dos prémios aos fotógrafos vencedores e a abertura da exposição com os trabalhos galardoados. Ocasião para alguns dos premiados se fazerem fotografar junto das suas obras, como é hábito, desde há 16 anos.

A mostra tem entrada gratuita e pode ser vista até 27 de Abril, às terças-feiras, das 14h30 às 18h00, e de quarta-feira a domingo, das 10h00 às 18h00.

 

Premiados: 

Digital
1º Prémio: Fábio Miguel Eusébio;
2º Nuno Filipe Oliveira;
3º José Victorino de Brito

Menção Especial do Júri
Verónica Cabrita

Prémio Jovem
Inês Catarina Carneiro.

Melhores Fotos:
Tema 1 – Jorge Parreira Boleta
Tema 2 – João Antão Borges
Tema 3 – Agostinho Amaro Teixeira
Tema 4 – Rogério Vieira
Tema 5 – Carolina Morais Serralha
Tema 6 – João Antão Borges
Tema 7 – Maria da Graça Alves da Silva
Tema 8 – Margarida Andrez Santos

 

Fotos: Elisabete Rodrigues|Sul Informação

 

 

Comentários

pub