Conservas algarvias Saboreal ganham “Trophée des Belges du bout du Monde”

A Rádio Televisão Belga Francófona (RTBF) atribuiu o “Trophée des Belges du bout du Monde” (Troféu dos Belgas pelo Mundo), […]

A Rádio Televisão Belga Francófona (RTBF) atribuiu o “Trophée des Belges du bout du Monde” (Troféu dos Belgas pelo Mundo), na categoria de Economia, à fábrica de conservas Saboreal, sediada no Parchal (Lagoa).

A presença da jovem empresa nesta competição na Bélgica, que promove os projetos inovadores em todo o mundo, explica-se pelo facto de um dos sócios, Vincent Jonckheere, ser de nacionalidade belga.

O jovem empresário belga, que vive há alguns anos em Ferragudo, no Algarve, foi mesmo o convidado numa edição daquele programa, que pode ser visualizado clicando aqui.

«Esta distinção estrangeira sublinha a capacidade das empresas portuguesas em criar interesse fora do país», diz a Saboreal, em nota de imprensa.

A conserveira Saboreal nasceu em Julho de 2015, depois de os seus três jovens fundadores se terem apercebido que «a tradição local na produção de conservas estava quase extinta, não existindo sequer fábricas a operar no Barlavento algarvio».

Os três jovens empresários decidiram focar-se numa produção pequena, mas de elevada qualidade, assumindo-se como uma fábrica de conservas radicalmente artesanal, apostando em pessoas em vez de máquinas.

As conservas criadas tentam aliar os ingredientes que existem em terras algarvias, com o peixe de altíssima qualidade que existe na costa do Algarve, recorrendo a pequenos produtores locais para obter as melhores matérias-primas possível.

Entretanto, além de vender o seu produto em lojas gourmet do Algarve e do resto do país, a Saboreal já está a exportar para diversos países, nomeadamente Bélgica, Polónia e França.

Comentários

pub