Cinco Centros de Saúde algarvios com horário de consultas estendido até às 22h00

Os Centros de Saúde de Portimão, de Lagoa, Silves, Faro e Olhão vão ter horário de funcionamento de consulta aberta […]

Os Centros de Saúde de Portimão, de Lagoa, Silves, Faro e Olhão vão ter horário de funcionamento de consulta aberta até às 22h00.

Esta medida está integrada no âmbito do Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas, que quer reforçar a prestação de cuidados a casos de doença aguda, gripe ou infeções respiratórias.

Neste sentido, o Centro de Saúde de Portimão funcionará das 8h00 às 22h00, todos os dias, ao passo que o Centro de Saúde de Lagoa funcionará das 14h00 às 22h00, de segunda a sexta-feira.

O Centro de Saúde de Silves, por sua vez, tem um horário de funcionamento das 8h00 às 22h00, todos os dias. Por fim, o Centro de Saúde de Olhão funcionará das 9h00 às 22h00, todos os dias, e o Centro de Saúde de Faro das 9h00 às 22h00 também todos os dias.

Segundo a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, o seu conselho diretivo, em articulação com os três Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES Barlavento, ACES Central, ACES Sotavento) da sua área de influência e o Centro Hospitalar do Algarve, que integra as unidades hospitalares de Faro, de Portimão, de Lagos e os Serviços de Urgência Básicos de Albufeira, Loulé e Vila Real de Santo António, encontra-se a «monitorizar a afluência às respetivas unidades de cuidados de saúde primários e serviços de urgência hospitalar».

Isto porque se quer «avaliar a necessidade de reforço de recursos humanos ou alargamento de horário, para fazer face a um eventual acréscimo/fluxo de utentes aos serviços de saúde», assim como «responder atempadamente à possibilidade de um pico do surto gripal», acrescenta a ARS.

Ainda assim, «todas as unidades de saúde da região estão preparadas para, em caso de necessidade, responder de forma articulada a um eventual aumento de afluência de utentes aos seus serviços», no entender da ARS.

A ARS Algarve recomenda, ainda, que no caso de se sentir os primeiros sintomas de gripe, como tosse, dores de cabeça, febre, mal-estar e dores musculares, se deve contactar a linha de Saúde 24 (808 24 24 24) que encaminhará para o serviço de saúde mais adequado.

A ARS Algarve reforça, por fim, a importância da vacinação contra a gripe como a melhor prevenção, sobretudo em relação às complicações graves, para as pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, e para as pessoas pertencentes a grupos de risco (doentes crónicos e imunodeprimidos, com seis ou mais meses de idade, grávidas, profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados).

Comentários

pub