Castro Marim investe 76,5 mil euros em bolsas de estudo de Secundário e Superior

A Câmara de Castro Marim vai atribuir 51 bolsas de estudo a jovens do concelho que estudem no Ensino Secundário […]

A Câmara de Castro Marim vai atribuir 51 bolsas de estudo a jovens do concelho que estudem no Ensino Secundário e no Ensino Superior, num investimento de 75,5 mil euros.

Os bolseiros «são residentes no concelho, sendo 24 naturais da freguesia de Castro Marim, 20 de Altura, 3 de Odeleite e 4 de Azinhal, e não dispõem per si, ou pelo seu agregado familiar, de meios económicos que suportem os encargos correspondentes à frequência do ensino», segundo a Câmara de Castro marim.

Estes apoios são dados com o objetivo de «promover a igualdade de oportunidades de acesso ao ensino a todos os alunos do concelho, fazendo, simultaneamente, um investimento no desenvolvimento e no futuro de Castro Marim».

Esta é uma entre várias medidas do município castromarinense que visam apoiar as crianças e jovens do concelho «nas etapas fundamentais da sua formação pessoal e sucesso educativo».

A autarquia lembra que dá «um auxílio económico anual a alunos pertencentes a agregados familiares de fracos rendimentos, para aquisição de material escolar (1º, 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico)», além de oferecer os manuais escolares aos alunos do 2º, 3º e 4º anos do 1º ciclo.

Também nas refeições escolares há benefícios para os alunos mais carenciados, com os inseridos no Escalão A a não pagar nada e os do Escalão B a pagar apenas 50 por cento, acontecendo o mesmo com as refeições e com a componente de apoio à família no ensino pré-escolar.

«O financiamento de 50% do valor do passe de transportes públicos para todos os alunos residentes no concelho a estudar na Escola Secundária de Vila Real de St. António, o transporte escolar aos alunos do 1º ciclo cuja residência se situe a mais de 3 km do estabelecimento de ensino que frequentam a atribuição de material escolar/didático às escolas do 1º ciclo (de dois em dois anos letivos) e ao ensino pré-escolar e a viagem anual dos melhores alunos de cada ano e de cada turma», são mais exemplos dados pela Câmara de Castro Marim.

Comentários

pub