Universidade do Algarve CRIA Links entre investigadores e tecido empresarial

A Universidade do Algarve, através do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, visitou a empresa ITELMATIS, no […]

cria linksA Universidade do Algarve, através do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, visitou a empresa ITELMATIS, no dia 21 de Novembro, no âmbito de mais uma edição da iniciativa «CRIA LINKS».

Esta visita permitiu que vários investigadores do centro, bem como elementos da Estrutura de Dinâmicas Regionais do Algarve da CCDR Algarve, ficassem a conhecer as atividades desenvolvidas pela ITELMATIS, explorando possibilidades de colaboração em áreas de interesse comum.

Fundada em 2012, esta empresa ITELMATIS dedica-se à conceção e desenvolvimento de sistemas de controlo, supervisão e aquisição de dados a preços competitivos e com uma elevada componente de inovação tecnológica.

A empresa aposta no desenvolvimento de soluções para diversas áreas da indústria, tais como agricultura, aquacultura, frio industrial, gestão de águas potáveis, rega e residuais, gestão de edifícios e indústria em geral. As novas tecnologias de controlo industrial desenvolvidas são adaptadas às necessidades dos clientes, prestando-lhes um serviço de apoio em áreas de automação, serviço de manutenção e distribuição de material eletrónico.

Jorge Luz, fundador e sócio-gerente da empresa, apresentou as principais funcionalidades e aplicações do software S-Monitor, salientando a abrangência de utilizações e a constante preocupação da ITELMATIS em desenvolver soluções inovadoras e customizadas às necessidades de cada cliente.

Contando com o apoio do CRIA, a ITELMATIS já colabora com a UAlg no desenvolvimento de projetos de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (I&DT), entre os quais se destaca o projeto «S-Green» que desenvolveu um Sistema Inteligente Integrado de Gestão de Água em tempo real, direcionado para a gestão de campos de golfe.

Conforme ilustrado por Jorge Luz, cerca de 50% dos campos de golfe nacionais recorrem à tecnologia da ITELMATIS no domínio da gestão da água. No entanto, sendo as áreas de aplicação do software tão abrangentes, no futuro poderão existir novas colaborações dedicadas à gestão técnica de edifícios, aquacultura e agricultura.

Para o CRIA, este modelo de aproximação da Universidade às empresas constitui uma boa oportunidade para promover o conhecimento gerado na Universidade e para, também, estimular a criação de novos projetos que resultem numa maior interação entre o mundo empresarial e a academia.

Esta visita decorreu no âmbito da Semana da Cultura Científica do Centro de Ciências do Mar (CCMAR).

Comentários

pub