Quer saber onde comer em Faro? A Eating Algarve faz-lhe a visita guiada

A aventura começa no Mercado Municipal de Faro, com uma bifana do Snack-bar da Xica à frente, e só acaba […]

António Guerreiro e Joana Cabrita Martins na baixa de Faro
António Guerreiro e Joana Cabrita Martins na baixa de Faro – Filipe Farinha/Stills

A aventura começa no Mercado Municipal de Faro, com uma bifana do Snack-bar da Xica à frente, e só acaba cinco pratos e quatro bebidas depois, na Vila-Adentro.

A jovem empresa Eating Algarve – Food Tours vai começar a promover viagens gastronómicas pelas ruas e estabelecimentos da capital algarvia este sábado, passeios que pretendem dar uma oportunidade aos turistas de conhecer a cidade, locais onde comer iguarias típicas e alguns dos seus sítios emblemáticos.

António Guerreiro e Joana Martins, os promotores desta ideia, são ambos algarvios e partilham a paixão pela gastronomia, de preferência da genuinamente portuguesa, mas também pelo património da sua cidade e da região. Com a empresa que criaram, esperam transmitir o mesmo “bichinho” a quem visita o Algarve.

«O nosso modelo de negócio é fazer tours gastronómicos e culturais, guiados por uma pessoa que é apaixonada por comida e por património. Tentamos trabalhar de perto com empresas familiares e associações regionais. Aquilo que pretendemos é mostrar, a quem nos visita, aquilo que de melhor fazemos e que é tradicional, em termos gastronómicos, mas também ao nível da enologia, porque queremos incluir os vinhos algarvios», explicou António Guerreiro.

Apesar da alma farense (e algarvia) dos dois promotores do negócio, a ideia de criar uma empresa que proporcionasse rotas gastronómicas em Faro surgiu a milhares de quilómetros de distância.

António Guerreiro e Joana Cabrita Martins na baixa de Faro
António Guerreiro e Joana Cabrita Martins na baixa de Faro – Filipe Farinha/Stills

«Há uns anos, fiz um food tour em Londres, na zona Este da cidade, que pretendia mostrar o que de melhor lá havia, em termos gastronómicos. E pensei: isto podia ser adaptado para Portugal, focando na gastronomia tradicional, incorporando visitas a património, apoiados por historiadores e associações locais», explicou António.

A partir da ideia até à criação do negócio, «o processo foi longo». «O António convidou-me para fazer parte deste projeto em Agosto de 2015. Pouco depois disso, soubemos que havia um programa para financiamento de portugueses que estavam a viver no estrangeiro e tivemos de fazer uma candidatura no espaço de uma semana, à distância, pois eu estava cá e ele estava em Barcelona», contou Joana Martins.

Durante vários meses, enquanto decorria o processo de seleção do programa e iam passando a diferentes fases, Joana e António maturaram a ideia. «Esse programa de financiamento fez-nos desenhar todo o projeto, até à etapa final, uma apresentação em Lisboa, em que ficámos em 5º lugar, obtendo o financiamento», contou. Isto aconteceu em Fevereiro e permitiu a António Guerreiro regressar a Portugal, para lançar a empresa.

A partir daqui, os jovens empreendedores algarvios depararam-se com outro tipo de problemas, alguns deles naturais num processo de constituição de um negócio, outros nem por isso.

«Temos uma história fantástica com o senhor do Snack-bar da Xica. Nós somos clientes há muito e eu, um dia, abordei o senhor com a nossa ideia, dizendo que queríamos incluir o seu estabelecimento no nosso tour gastronómico. Mas ele não viu a coisa com bons olhos. Eu dizia-lhe que ia trazer mais clientes e ele respondia que não queria ter mais clientes. Que ia ter estrangeiros e ele que não sabia falar inglês e que não queria», contou António Guerreiro, durante o V Seminário da Dieta Mediterrânica, no qual os fundadores da Eating Algarve foram dar o seu testemunho.

«Percebi que teria de ganhar a confiança do senhor e passámos a ir lá todos os dias, dar uns dedos de conversa, até que ele acedeu», acrescentou.

Outro problema que surgiu e que leva a que, neste momento, ainda não seja possível comprar online o serviço, ou mesmo oferecer, de forma fácil, um tour gastronómico a outras pessoas – as reservas têm de ser feitas por email -, foi a desistência súbita da pessoa que era responsável pela elaboração do site.

Mesmo sem esta valência no site, que já está online e a funcionar (quase) em pleno, e numa fase em que se prepararam para começar a divulgação do negócio em força, António e Joana já angariaram clientes e vão promover um tour já este sábado, para 30 pessoas.

Do portefólio da Eating Algarve, nesta fase inicial, constam duas propostas de rota gastronómica, o Tour do Pescador, com produtos mais ligados à herança marítima de Faro, e o Tour do Petisco, ideal para quem gosta de “picar”.

Em ambos os casos, as experiências incluem a degustação de seis pratos, noutros tantos locais de Faro. No Tour do Petisco, fazem, igualmente, parte do pacote a degustação de quatro bebidas, entre cerveja artesanal e vinhos algarvios, bem como a visita a quatro locais de interesse histórico. No Tour do Pescador, são oferecidas três bebidas distintas e visitados dois monumentos.

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