Morreu Cristóvão Guerreiro Norte, um dos fundadores do PPD/PSD no Algarve

Cristóvão Guerreiro Norte, fundador do PPD/PSD no Algarve e o único elemento deste partido a ser eleito para a Assembleia […]

cristovao-norte-paiCristóvão Guerreiro Norte, fundador do PPD/PSD no Algarve e o único elemento deste partido a ser eleito para a Assembleia Constituinte pelo círculo de Faro, em 1975, faleceu esta segunda-feira, aos 78 anos. O político e jurista algarvio foi, ainda, deputado à Assembleia da República entre 1975 e 1991, ininterruptamente.

Cristóvão Guerreiro Norte ao lado do seu filho Cristóvão Norte, atualmente deputado do PSD na AR, nas comemorações dos 40 anos da eleição da Constituinte (2015)
Cristóvão Guerreiro Norte ao lado do seu filho Cristóvão Norte, atualmente deputado do PSD na AR, nas comemorações dos 40 anos da eleição da Constituinte (2015)

Natural de Almancil no seio de uma família com poucas posses, Cristóvão Guerreiro Norte viu-se obrigado a abandonar os estudos após ter completado a 4ª classe, devido à morte de seu pai. Mais tarde, voltou à escola, tendo-se formado em Direito pela Universidade de Coimbra. Foi Delegado do Procurador Geral da República e Conservador do Registo em diversas comarcas algarvias.

Paralelamente à sua atividade profissional, teve uma vida política muito ativa. No pós-25 de Abril ajudou a fundar o PPD/PSD no Algarve e foi o cabeça da lista deste partido na região, nas primeiras eleições livres, realizadas em 1975 e que elegeram a Assembleia Constituinte. Acabou por ser o único membro do seu partido a ser eleito pelo círculo de Faro.

Depois disso, voltou a ser eleito para o cargo de deputado à AR, que ocupou por 16 anos, muitas outras vezes. Nessa função, lutou por diversas “bandeiras” do Algarve, apresentando inúmeros projetos de lei, entre os quais se destaca, em coautoria com José Vitorino, o da criação da Universidade do Algarve.

A data e local das cerimónias fúnebres ainda não são conhecidos.

Entretanto, o PSD/Algarve já reagiu à morte do seu fundador, salientando que Cristóvão Norte, «apesar de presentemente estar afastado da política ativa, era ainda hoje uma das vozes mais importantes dos sociais-democratas algarvios», sendo-lhe «reconhecido o papel importante que tivera na consolidação do regime democrático do nosso país e na defesa e afirmação dos superiores interesses do Algarve e dos algarvios».

A Comissão Política Distrital do PSD acrescenta que, «pelo seu contributo à Democracia Portuguesa, Cristóvão Norte ainda recentemente, em Abril deste ano, fora agraciado com o título de Deputado Honorário da Assembleia da República, no âmbito das comemorações dos 40 anos da Constituição da República Portuguesa».

Para os social-democratas, foi «uma distinção de todo merecida pelo papel que teve na Assembleia Constituinte de 1975, na qual ajudou a criar a Constituição e a consolidar o regime democrático após a Revolução dos Cravos, tendo  sido eleito pelo círculo do Algarve e na qual a sua sólida formação académica, e reconhecida tenacidade, lhe valeu um lugar na importante Comissão Permanente, a qual juntava o núcleo duro dos pais da Constituição Portuguesa, respetivamente Jorge Miranda, Marcelo Rebelo de Sousa, Freitas do Amaral e Vital Moreira».

Entre os seus contributos para o Algarve, o PSD destaca «o impulso que Cristóvão Norte deu para a abertura da Universidade do Algarve, para a construção da Via do Infante».

Em relação à terra de onde era natural, «e que tanto amava», o PSD/Algarve salienta o facto de «ter sido o autor do Projeto-Lei que elevou a então aldeia de Almancil, sede de Freguesia, à categoria de Vila».

Quanto ao seu contributo para o Partido Social Democrata, além dos inúmeros cargos que desempenhou a nível regional e local, destaque para «o seu papel como impulsionador de uma das maiores festas nacionais do partido, a Festa do Pontal, que marca anualmente, em Agosto, a rentrée política nacional».

 

Atualizada às 12h48, acrescentando a posição do PSD/Algarve

 

Comentários

pub