Lagos: Orçamento para 2017 de 50 milhões focado no património, educação e ação social

Lagos vai ter um Orçamento Municipal de 50 milhões de euros para 2017, que irá focar-se «na valorização patrimonial, no […]

Muralhas em Lagos_creditos Helio RamosLagos vai ter um Orçamento Municipal de 50 milhões de euros para 2017, que irá focar-se «na valorização patrimonial, no reforço da aposta na educação e na área social».

A proposta de Orçamento e as Grandes Opções do Plano foi aprovada na última Reunião de Câmara, a 26 de Outubro, e será superior em 3,5 milhões à de 2016.

Na proposta aprovada, «e no que diz respeito à valorização patrimonial, será dada continuidade à estratégia de reafirmação de Lagos enquanto cidade histórica e de cultura».

«A valorização da oferta turística do município e a promoção dos seus recursos endógenos, uma aposta clara na educação (sendo aqui prioritária a requalificação dos equipamentos de ensino e a disponibilização, aos segmentos mais jovens, de manuais escolares) e, por fim, uma aposta na construção de um município cada vez mais sustentável, não só do ponto de vista ambiental, mas também estrutural, serão os grandes objetivos para o próximo ano. Será igualmente uma aposta deste executivo para 2017 o assumir da Rota da Escravatura como o projeto de reafirmação da marca “Lagos dos Descobrimentos”», resumiu a Câmara de Lagos.

«O ano de 2017 será, para Lagos, um ano desafiante e um período determinante para a consolidação da estratégia que temos vindo a adotar, assente essencialmente na transparência, rigor e preservação do equilíbrio financeiro da autarquia», assegurou a presidente da Câmara lacobrigense Joaquina Matos.

A edil lacobrigense anunciou ainda que irá reforçar os acordos de execução com as Juntas de Freguesia do concelho e dar continuidade «a um trabalho de pormenor essencial à garantia do bem-estar das populações».

Ainda segundo a autarquia lacobrigense, os cinco eixos da estartégia municipal para o próximo ano são: «Município dinâmico, competitivo e sustentável»; «Município solidário, multicultural e inclusivo»; «Município de diálogo, cidadania e participação cívica»; «Município de história, arte e de cultura»; e «Município eficiente e inovador».

Comentários

pub