Igreja da Sé de Faro acolhe Festival de Órgão com concerto de Tiago Ferreira

A Igreja da Sé de Faro vai receber um concerto de Tiago Ferreira amanhã, dia 19 de Novembro, às 21h30, […]

TiagoFerreira (2)A Igreja da Sé de Faro vai receber um concerto de Tiago Ferreira amanhã, dia 19 de Novembro, às 21h30, para o primeiro concerto neste órgão com 300 anos.

«Porque o Órgão da Sé de Faro possui características da escola norte-alemã, aliadas a elementos da tradição ibérica influenciada pelo gosto italiano, o programa de concerto do organista Tiago Ferreira apresenta um equilíbrio entre compositores destas origens geográficas», explica a organização.

O repertório terá peças do compositor alemão Georg Muffat, como a sua obra para órgão solo Apparatus Musico-Organisticus, dedicada ao Imperador Leopoldo I de Viena.

 

Natural do Porto, Tiago Ferreira iniciou os estudos musicais na Escola de Música da Igreja da Lapa. Estudou Órgão na Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos do Porto e é licenciado em Música Sacra pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa. Frequentou entre 2011 e 2015 os Mestrados em Órgão-performance e em Música Sacra Católica na Escola Superior de Música de Colónia, na Alemanha.

Realizou masterclasses de órgão com Stefan Bayer, Luca Antoniotti, Olivier Latry, Daniel Roth, Lionel Rogg, entre outros. Apresentou-se em concerto a solo em várias cidades de Portugal, Espanha, Alemanha, Holanda, Letónia e Itália, integrando também diversos agrupamentos instrumentais e corais. Actualmente é professor na Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos, no Porto. É desde 2001 organista da Igreja da Lapa, também no Porto.

Hoje Tiago Ferreira também atua no Festival de Órgão, mas em Tavira. O concerto seguinte, de encerramento do Festival, tem lugar a 26 de Novembro, às 21h30, na Igreja da Sé de Faro com o organista Tadeu Filipe.

O Festival de Órgão do Algarve – 2016 é organizado pela Associação Cultural Música XXI. Conta com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve e dos Municípios de Faro, Loulé, Tavira e Portimão, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve e com os parceiros de comunicação Antena 2, Sul Informação e Rua FM.

Comentários

pub