Fotogaleria: Sabores de Olhão fizeram crescer água na boca em Santarém

Marisco da Ria Formosa, ervas aromáticas vindas do Algarve e outros produtos regionais de referência serviram de base aos vários […]

Olhão na Feira de Gastronomia de Santarém_1Marisco da Ria Formosa, ervas aromáticas vindas do Algarve e outros produtos regionais de referência serviram de base aos vários pratos que fizeram crescer água na boca aos que visitaram a Festival Nacional de Gastronomia, em Santarém, na segunda-feira.

A Câmara de Olhão foi a convidada especial da organização, no último dia de certame, e levou com ela muito marisco, mas também etnografia e até humor à moda olhanense.

Ao longo do dia, houve vários momentos de animação, com a gastronomia a servir de base a todo o programa idealizado pela autarquia olhanense. E não podia ser de outra forma, tendo em conta que este é o tema da feira escalabitana. Assim, foram promovidos duas sessões de demonstração culinária, dinamizadas pelo Chefe de Cozinha Flávio Marques do grupo Hotéis Real, seguidas por um cocktail onde não faltou vinho algarvio.

Por entre a degustação do que havia sido feito na hora e aquilo que Flávio Marques já preparara com antecedência, o Rancho Folclórico de Moncarapacho, vestido a rigor mostrou como se dança o Corridinho. Também houve tempo para teatro, mais precisamente para a peça «Mê menine, e a tu mãe?», em que João Evaristo e Joaquim Parra personificam dois pescadores de Olhão, Zé e Janica, num espetáculo cheio de humor.

No final, e já depois de servida uma cataplana repleta de marisco, ficaram os sorrisos e os elogios de quem provou os pratos. Afinal, não é todos os dias que se aprende a confecionar pratos como «Ouriço de camarão panado em massa fidena com molho à fragateira», «Risotto de citrinos com vieiras “leque” e lagosta» ou «Robalo corado com xarém de tomate e amêijoa, ar de laranja, molho de bivalves e algas».

 

Veja as fotos:

Fotos: Hugo Rodrigues | Sul Informação

 

Comentários

pub