Filme bilíngue sobre peça de Shakespeare vai rodar em Tavira, Alcoutim e São Brás

O filme bilíngue «Burger King Lear», que é uma desconstrução da peça «King Lear» de William Shakespeare, vai passar no dia […]

burger king learO filme bilíngue «Burger King Lear», que é uma desconstrução da peça «King Lear» de William Shakespeare, vai passar no dia 22 de Novembro, às 16h00, na Biblioteca Álvaro de Campos, em Tavira, no dia 6 de Dezembro, às 15h00, na Casa dos Condes de Alcoutim, e no dia 7 de Dezembro, às 15h30, no Museu do Traje de São Brás de Alportel.

Este filme é realizado por João Garcia Miguel e serve para celebrar os 400 anos da morte de Shakespeare.  Produzido em 2006, este filme foi um «novo olhar, ousado e poderoso, sobre este clássico, que mostra o retrato da fragilidade de um homem que busca a validação do amor que sentem por ele filhas e súditos», explica a Associação Partilha Alternativa que organiza esta iniciativa.

«O jogo teatral com parcos recursos abusa da capacidade quase infantil de imaginação do público e o comove», acrescenta. Anton Skrzpiciel e Miguel Borges, falam um em inglês, o outro em português. O resultado, para esta associação, é «fascinante e soa familiar aos residentes no Algarve, onde estrangeiros e nacionais comunicam-se assim, com um grau satisfatório de entendimento».

João Garcia Miguel estará presente para falar sobre sua paixão pelo autor e pelos clássicos do teatro em geral, e sobre a «liberdade que toma ao realizar suas releituras, em absoluto respeito por suas essências e total dessacralização das suas formas conhecidas». O que lhe interessa no universo da dramaturgia clássica é a discussão acerca da essência de cada obra.

«É a essa arquitetura cénica que nos dá as formas interiores às quais pretendemos aceder. Desejamos perceber de que matéria são feitas os sonhos e aquilo que nos transporta para lá da existência quotidiana», considera João Garcia Miguel.

Esta iniciativa faz parte do programa 365 Algarve.

Comentários

pub