Euforia dos preços baixos chega a Faro já esta sexta-feira com a Black Friday

Pela primeira vez, cerca de 60 lojas da baixa de Faro abrem hoje, dia 25 de Novembro, as suas portas […]

blackfridayPela primeira vez, cerca de 60 lojas da baixa de Faro abrem hoje, dia 25 de Novembro, as suas portas até mais tarde, para receber aquela que é a Black Friday, a sexta-feira mais negra no que diz respeito a descontos e promoções.

A Black Friday, ação comercial com origem nos Estados Unidos da América, que em português se traduz numa sexta-feira negra de descontos, também chega hoje às lojas do comércio tradicional de Faro.

E resulta de uma parceria entre a Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL), da Associação de Comércio da Rua de Santo António e da Câmara Municipal de Faro , que se estende pela primeira vez, este ano, à baixa da capital algarvia.

Entre descontos e euforia, a iniciativa promete aproximar os clientes ao comércio local, através da gastronomia, lojas de roupa e até animação de rua.

Com a chegada do Natal, são muitos aqueles que procuram “despachar” as prendas e nada melhor do que uns descontos para se começar a pensar no que se há-de oferecer. É o caso da Baixa de Faro, uma zona central reconhecida pela grande e diversificada oferta de comércio, que servirá de palco a esta atividade, das 19h00 às 21h30, contando com a participação de mais de 60 lojas, com atividades ao ar livre, como desfiles de moda e até montras vivas.

“As expectativas são altas e esperamos obviamente um sucesso”, diz Álvaro Viegas, presidente da ACRAL. “O Natal é uma altura fundamental para uma iniciativa como esta”, onde se espera que as pessoas possam usufruir dos descontos para poupar dinheiro nas suas compras e ainda de um ambiente convidativo a saírem à rua, para um “centro comercial ao céu aberto”, remata aquele responsável.

O mesmo entusiasmo é sentido também pelos proprietários das lojas aderentes, como é o caso de Helena Marques, gerente da loja ZARA. “Apesar dos descontos não ultrapassarem os 20%, o sucesso será similar a um primeiro dia de saldos, esperando-se um crescimento nas vendas na ordem dos 10%, comparativamente com o ano passado”, diz Helena Marques.

A gerente da loja da multinacional espanhola sublinha que Faro tem crescido com o turismo e que iniciativas como estas acabam por ter um “impacto direto e positivo” na vivência das próprias cidades.

A gerente de uma das mais antigas ourivesarias da Rua de Santo António, defende que “os descontos tem um grande efeito psicológico nas pessoas” e vê esta atividade como uma surpresa. No caso do negócio da joalharia, é diferente, visto as jóias não partirem de coleções ditadas pelas estações do ano, sendo peças intemporais, que raramente dispõem de descontos. Por isso, defende, esta acaba por ser uma oportunidade única para aqueles que procuram o setor de luxo.

Apesar de ser o primeiro ano em que a ourivesaria participa, a gerente espera uma maior afluência de clientes e um aumento das compras, ainda para mais em plena época natalícia.

Embora se preveja que a Black Friday em Faro gere menos negócios que em grandes cidades europeias como Paris ou Londres, é de esperar um final de tarde lúdico, dinâmico e com preços cativantes.

Esta primeira edição da Black Friday na baixa comercial de Faro integra-se no programa mais vasto de animação, para a época natalícia e a passagem de ano.

 

Texto e fotografia da autoria de Rúben Farrobinha, aluno da ETIC-Algarve

Comentários

pub