Concurso para construção da ponte da Praia de Faro será lançado até final deste ano

O concurso público para a construção da nova ponte de acesso à Praia de Faro deve ser lançado até final […]

Ponte Praia de FaroO concurso público para a construção da nova ponte de acesso à Praia de Faro deve ser lançado até final deste ano, revelou ao Sul Informação Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro. Segundo o autarca, a obra deve estar concluída no início de 2018, «se tudo correr bem».

Em entrevista ao nosso jornal, Rogério Bacalhau adiantou que espera que, «até 31 de Dezembro deste ano, seja lançado o concurso para a construção da ponte, que já tem projeto aprovado. Aliás, o projeto que foi feito incluía a ponte, os acessos e o estacionamento, mas houve falta de financiamento e só se conseguiu, no ano passado, a requalificação da reta, do passadiço e o parque de estacionamento» exterior à Praia de Faro.

Segundo o autarca, depois de ser lançado o concurso, serão necessários «seis a nove meses, para que este possa estar concluído, e, porque é concurso público, o processo tem de ir a visto do Tribunal de Contas».

Projeto da nova ponte de acesso à Praia de FaroO objetivo é «iniciar a obra no final do próximo ano, para que fique terminada no início de 2018. É o que está previsto, se as coisas correrem bem», deseja Rogério Bacalhau.

Em relação ao financiamento da obra, avaliada em cerca de 2,4 milhões de euros, esta será comparticipada pela Câmara de Faro em 50%. Isto porque a construção da ponte não foi considerada elegível pelo POSEUR por não ter a ver com recuperação costeira.

Isto fez com que ficasse a faltar 70% do montante necessário para a nova ponte, problema que foi ultrapassado após um acordo com o Ministério do Ambiente.

«Na última reunião com o Ministro do Ambiente, chegou-se a um entendimento para que a Câmara de Faro desse mais 20% do custo da obra e os outros 50% seriam comparticipados com dinheiro que a Polis Litoral Ria Formosa tem, que foi recuperando, ao longo do tempo, com todos os investimentos que fez nos quatro concelhos. Ficou decidido que o dinheiro que existe na Polis seria distribuído pelos quatro concelhos, através de uma obra em cada um deles, que, no caso de Faro, é a ponte».

Sobre a configuração da nova travessia para a Praia de Faro, nomeadamente quanto ao número de faixas de rodagem, Rogério Bacalhau foi taxativo: «o tabuleiro atual tem 4,7 metros [uma faixa de rodagem], na nova ponte terá 11,4 metros, acho que isso diz tudo», concluiu.

Comentários

pub