Ciência Viva de Faro promove passeio noturno em barco… solar

O barco é 100 por cento elétrico e a sua energia é retirada do sol, mas será debaixo das estrelas […]

Sun Concept
Sun Concept

O barco é 100 por cento elétrico e a sua energia é retirada do sol, mas será debaixo das estrelas que vão navegar aqueles que aderirem à iniciativa «Passeio noturno em barco solar» do Centro de Ciência Viva do Algarve, em Faro, a decorrer no sábado, a partir das 20h30.

Quem preferir, também poderá desfrutar das belezas da Ria Formosa durante o dia, no domingo, a bordo de um dos barcos elétricos construídos pela empresa algarvia Sun Concept, para participar na iniciativa «Acústica submarina num barco solar».

As duas atividades propostas pelo CCV do Algarve estão integradas na Semana da Ciência e Tecnologia 2016, a decorrer entre 21 e 27 de Novembro. O seu objetivo é mostrar que há já alternativas limpas às embarcações tradicionais, que recorrem a combustíveis fósseis, e que até são produzidas na região, mais precisamente nos estaleiros da empresa em Olhão.

No sábado, serão promovidos «vários passeios noturnos» em barco solar, que não fica parado só porque não há sol, graças à tecnologia que as embarcações da Sun Concept integram. Estas viagens partem do Cais da Porta Nova, na mesma rua do CCV do Algarve.

No domingo, a partir das 10h00, junta-se o lazer à ciência, «em pequenos passeios na Ria Formosa na mesma embarcação, onde iremos testar técnicas de registo com hidrofone». «A ideia é comparar este tipo de embarcação e as embarcações convencionais, no que refere aos níveis de ruído produzido no meio subaquático. Por outro lado, queremos ainda testar a possibilidade de operar com técnicas de acústica submarina a partir do Sunsailer», segundo o CCV do Algarve.

Comentários

pub