Castelo de Paderne continua «de portas abertas» no Inverno

O programa «Castelo de Portas Abertas» continua em vigor no Inverno, na primeira e terceira quarta-feira de cada mês, sendo […]

castelo de paderneO programa «Castelo de Portas Abertas» continua em vigor no Inverno, na primeira e terceira quarta-feira de cada mês, sendo possível visitar o Castelo de Paderne, em Albufeira, das 10h00 às 16h00, até Abril. 

As muralhas do Castelo envolvem uma área com cerca de um hectare e encontram-se separadas da torre albarrã por cerca de um metro de distância. Considerado um dispositivo de defesa, a torre tem seis metros de base e nove de altura e deverá em breve ser alvo de recuperação.

Esta intervenção, como já noticiou o Sul Informação, custará 100 mil euros e é promovida pela Direção Regional de Cultura do Algarve, contando com o apoio, enquanto mecenas, da Fundação Millenium BCP, e ainda da Câmara Municipal de Albufeira.

Segundo a autarquia albufeirense, «visitar o Castelo de Paderne significa relembrar os primórdios da região».

Situado na margem da Ribeira de Quarteira, este foi um dos últimos castelos conquistados à ocupação muçulmana e é um dos melhores exemplares de construção de taipa militar a sul do Tejo e da Península Ibérica, «sendo o testemunho de 900 anos de permanência na paisagem», diz a Câmara de Albufeira.

Sabe-se pelas crónicas sobre Dom Paio Peres Correia, cavaleiro da ordem de Santiago, que este era um castelo «forte e muito bom da grande comarca em redor, entre Albufeira e a serra».

 

Comentários

pub