Alunos de Educação Social da UAlg protestam contra «irregularidade» em concursos para os Centros de Qualificação

Estudantes do curso de Educação Social da Universidade do Algarve (UAlg) vão promover um protesto esta quinta-feira, dia 17 de […]

educação e formação de adultosEstudantes do curso de Educação Social da Universidade do Algarve (UAlg) vão promover um protesto esta quinta-feira, dia 17 de Novembro, às 11h30, em Faro, contra aquilo que consideram ser «irregularidades» nos concursos públicos para trabalhar nos Centros para a Qualificação e Ensino Profissional (CQEP). 

No final desta manifestação, que parte da Escola Superior de Educação e Comunicação, no Campus da Penha, os estudantes entregarão uma carta ao delegado regional de Educação do Algarve, com as suas reivindicações.

Esta manifestação «representa o descontentamento dos estudantes do Curso de Educação Social pelo facto de os concursos públicos para os CQEP definirem, como pré-requisitos, a licenciatura e mestrado integrado em Psicologia e a respetiva inscrição na Ordem dos Psicólogos», ficando assim excluídos «os educadores sociais e outras figuras profissionais». Esta não é uma realidade apenas exclusiva do Algarve, mas de todo o país.

Para os alunos de Educação Social da Universidade algarvia, «a lei não está a ser cumprida» nesses concursos públicos, nomeadamente «a legislação orientadora do funcionamento dos CQEP e, inclusive, dos Centros Qualifica, respetivamente a Portaria 135-A/2013, de 28 de Março, e a Portaria n.º 232/2016, de 29 de Agosto».

Segundo os estudantes, «os profissionais excluídos dos concursos estão licenciados, com vasta formação apoiada», nomeadamente, pela Agência Nacional para a Qualificação e pela atual Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional.

Enquanto «educadores sociais», e com formação em áreas relacionadas com necessidades educativas especiais, os alunos da UAlg consideram que, uma vez terminado o seu curso, estarão «aptos para desempenhar a função de técnicos de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências, que são, no Centro para a Qualificação e Ensino Profissional, os responsáveis pelo acolhimento dos utentes, diagnóstico, informação e orientação, encaminhamento e pela condução dos processos Reconhecimento, Validação e Certificação de Competência».

Os Centros para a Qualificação e Ensino Profissional, que sucederam aos Centros Novas Oportunidades, permitem fazer a ponte «entre  os mundos da educação, a formação e do emprego» e destinam-se sobretudo a pessoas que não tenham completado a sua formação e escolaridade durante o período normal.

Comentários

pub