Aljezur vai construir novo quartel para a GNR

A construção do novo quartel da GNR em Aljezur, que vai custar 1,5 milhões de euros, vai começar em 2017. […]

Aljezur_Igreja NovaA construção do novo quartel da GNR em Aljezur, que vai custar 1,5 milhões de euros, vai começar em 2017. Trata-se da obra de maior volume contida no Orçamento Municipal e Grandes Opções do Plano para 2017 da Câmara deste concelho da Costa Vicentina.

Segundo a autarquia, a construção do novo quartel resulta das «conversações e compromissos estabelecidos com o Ministério da Administração Interna». No âmbito da parceria entre as duas entidades, o Município de Aljezur «executará a obra», enquanto a verba para a obra será transferida do Orçamento do MAI em duas tranches, uma de 700 mil euros, em 2017, outra de 800 mil euros, em 2017.

José Amarelinho, presidente da Câmara de Aljezur, explicou ao Sul Informação que a autarquia, além de assumir a responsabilidade pela obra, disponibilizou um terreno com 3000 metros quadrados para a instalação do quartel, situado no loteamento da Barrada, perto da Escola C+S.

«O projeto do novo quartel prevê a instalação, em Aljezur, das duas forças, a GNR costeira e a GNR territorial. No caso da GNR costeira, será aqui que ficarão alojados os operacionais e os meios com jurisdição não só sobre a costa de Aljezur, como de Vila do Bispo e Lagos», explicou ainda o autarca.

«O contrato interadministrativo entre a Câmara de Aljezur e o Ministério da Administração Interna vai ser assinado dentro de pouco tempo, mas recebemos o aval superior para poder incluir já esta obra no Orçamento Municipal», disse José Amarelinho.

Entre as obras previstas no documento, que atinge cerca de 11 milhões de euros, o destaque vai também para a candidatura no valor de 495 mil euros, já aprovada, para a criação do Centro de Negócios e redução de custos de contexto com a instalação do Arquivo Municipal, projeto que, no âmbito da adaptação de edifícios públicos, permitirá a requalificação do atual edifício dos Paços do Concelho, bem como da antiga Escola C+S.

O autarca sublinhou ainda a intervenção na requalificação urbana da rua 25 de abril, na vila de Aljezur, orçada em 260 mil euros, estando ainda previstas requalificações urbanas em Carrascalinho, Maria Vinagre e Bordeira.

No âmbito do Ordenamento do Território, vai prosseguir a revisão do PDM e os diversos planos de pormenor que estão em execução, nomeadamente Aljezur e Vale da Telha.

No domínio da proteção do ambiente e conservação da natureza, o realce vai para o circuito temático do Pontal da Carrapateira, a intervenção para a acessibilidade pedonal e miradouro da Praia de Odeceixe, no valor de 150 mil euros, e o protocolo com o ICNF/LPN para o Sistema de Informação e Monitorização da Biodiversidade Marinha do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Em 2017, será também concretizado o Canil Municipal, através da parceria entre o município e a Associação Ecologista e Zoófila de Aljezur.

 

Aljezur_Castelo_01

No setor cultural, o Orçamento para o próximo ano prevê «o reforço muito significativo», com diversos «projetos e intervenção física em estruturas e equipamentos culturais». Assim, por força das candidaturas aos fundos estruturais aprovados, será feito um reforço substancial da intervenção cultural – a Rota da Herança Islâmica/Rota Al Muthamid e a Rota dos Centros Históricos.

A Câmara irá ainda promover a valorização do Castelo de Aljezur, com a instalação de um “leitor de paisagem”, bem como potenciar o Circuito Histórico-Cultural de Aljezur e o Circuito Cultural e Ambiental de Odeceixe, que representam um investimento de 350 mil euros e serão «um reforço da intervenção cultural municipal focada na valorização da raiz histórica e cultural islâmica deste território».

Mas, na Cultura, o destaque vai para o projeto “Lavrar o Mar”, que amanhã será apresentado em Lisboa, no Palácio Nacional da Ajuda, e que resulta de uma parceria entre os municípios de Odemira, Aljezur e Monchique, com a Cooperativa Cultural Cosanostra.

Este projeto arranca este ano e, até 2020, irá desenvolver-se neste território, entre a serra e o litoral, uma programação cultural em rede e que, sublinha a Câmara de Aljezur, «encara a cultura também como fator de desenvolvimento económico».

Outras pequenas ações estão previstas neste Orçamento e são dirigidas a vários locais e equipamentos do município: a requalificação da antiga Escola da Carrapateira, a intervenção na Casa Museu José Cercas e a ampliação do Museu Municipal. Irão manter-se também as parcerias com instituições/associações do concelho para o desenvolvimento cultural, assim como com entidades externas.

 

José Amarelinho

No Desporto, além da continuidade dos programas municipais de desporto para todos e de ocupação de tempos livres de diversos grupos etários da população (PROTEL, Mega Férias), haverá em 2017 uma nova aposta na inovação, através da criação do Centro de Desporto de Natureza da Aljezur e da aposta nos Recursos Endógenos e Desenvolvimento do Turismo Ativo e Ciclovias, a candidatar a fundos comunitários.

A nível da Economia, o destaque vai para a criação do Núcleo de Acompanhamento e Promoção da Batata-Doce e Produtos Locais de Qualidade, no que representa uma estratégia para «valorizar outros produtos locais, para além da batata-doce, mantendo no entanto, o enfoque no ex-libris do concelho». Neste campo, sublinha a Câmara, a ARCA terá «um papel fundamental na identificação das potencialidades dos produtos e na sua valorização e dinamização».

Por outro lado, em 2017, será concluída a transferência do mercado mensal para a envolvente do EMA e feita a aposta na Rede Regional de Mercados Locais, com a requalificação e dinamização do Mercado do Agricultor. «Estas apostas surgem como parte da estratégia da aposta nos produtos e nos produtores locais», salienta.

Em termos da promoção e dinamização do turismo, a Câmara realça como «muito relevante» a adesão do concelho à Rede de Acolhimento para o Autocaravanismo na Região do Algarve, assim como o protocolo com a Universidade do Algarve para o Estudo do Surf e o impacto no turismo e na economia locais.

Por último, a Câmara Municipal afirma a sua intenção de lutar «para que se realize em Aljezur a Bienal do Turismo de Natureza, afirmando o concelho como um destino turístico de excelência no produto natureza», setor no qual a Rota Vicentina, que atravessa o concelho, «tem vindo a dar passos concretos e com resultados visíveis».

Comentários

pub