Albufeira: Comunidade cigana muda de barracas na Orada para pré-fabricados no Escarpão

A comunidade cigana que vive em barracas na zona da Orada, em Albufeira, vai ser instalada temporariamente em casas pré-fabricadas […]

AlbufeiraA comunidade cigana que vive em barracas na zona da Orada, em Albufeira, vai ser instalada temporariamente em casas pré-fabricadas «com as devidas condições de habitabilidade» no Escarpão.

A medida da Câmara de Albufeira, articulada com a Santa Casa da Misericórdia local, vai beneficiar oito agregados familiares, num total de 39 pessoas.

Esta solução temporária para uma comunidade «que ocupou e se sedentarizou num terreno junto à Orada há mais de duas décadas», foi aprovada por unanimidade em Reunião de Câmara e também mereceu o voto favorável da maioria dos deputados da Assembleia Municipal. O projeto foi apresentado e discutido em sede do Conselho Local da Rede Social de Albufeira, onde também foi aprovado por unanimidade.

O projeto Comunidade de Inserção Aldeia do Sanacai «visa dotar os referidos agregados familiares de competências básicas a nível pessoal, habitacional, educacional, profissional e cultural através de um acompanhamento multidisciplinar», bem como «promover a sustentabilidade destes agregados com vista à sua autonomização», segundo a Câmara de Albufeira.

«O referido projeto assume a necessidade de que esta comunidade deve adotar novos hábitos, novos valores e novas formas de estar, preservando e valorizando os aspetos culturais mais específicos da cultura cigana, mas procurando o equilíbrio entre os direitos e deveres individuais e do coletivo da comunidade cigana e das comunidades não ciganas», acrescentou a autarquia.

Por outro lado, a Aldeia do Sanacai «irá proporcionar condições dignas de habitação e possibilitar uma melhoria imediata na vida desta comunidade que inclui 23 crianças e jovens, que verão melhoradas as suas condições de estudo e acompanhamento, fatores essenciais à promoção do sucesso escolar e à possibilidade de integração profissional dos adultos».

Comentários

pub