Portugal venceu a Letónia e mantém-se invencível no Estádio Algarve

Portugal venceu por 4-1 a Letónia, em jogo a contar para o apuramento do Mundial 2018 de Futebol, disputado esta […]

DSC_4239

Portugal venceu por 4-1 a Letónia, em jogo a contar para o apuramento do Mundial 2018 de Futebol, disputado esta noite, no Estádio Algarve. A equipa das quinas não ganhou para o susto: após ter marcado na primeira parte, por Ronaldo, sofreu o empate na etapa complementar, mas conseguiu restabelecer a vantagem na partida, fruto do bis de Ronaldo e dos golos de William Carvalho e Bruno Alves.

O primeiro jogo de Portugal no Algarve, após a conquista do Campeonato Europeu em Julho, contou com casa cheia – mais de 20 mil pessoas deram “vivas” à Seleção Nacional, que se manteve invencível em jogos realizados no Estádio Algarve.

Portugal teve sempre o ascendente na partida: logo aos 7 minutos, um remate de João Mário, após jogada com André Gomes, esbarrou no guarda-redes letão Andris Vanins.

Na primeira parte, a Letónia raramente levou perigo à baliza de Rui Patrício, mas, logo após o remate de João Mário e na sequência de um canto, Tarasovs, aos 8 minutos, obrigou o guarda-redes português a esmerar-se.

Aos 26 minutos, surgiu o golo de Portugal, por intermédio de Cristiano Ronaldo, um dos mais aplaudidos pelo público algarvio. Jagodinski fez falta sobre Nani e o penalti foi prontamente assinalado pelo árbitro escocês Bobby Madden.

Na conversão da grande penalidade, Cristiano Ronaldo não falhou: o remate foi forte, junto ao poste, e o guarda-redes letão não conseguiu chegar à bola. Festa nas bancadas do Estádio Algarve, com o tradicional festejo artístico de Ronaldo.

Até ao final da primeira parte, Portugal continuou no comando do jogo, mas, aos 42 minutos, pediu-se penalti na grande área de Portugal, por alegada mão na bola de Bruno Alves. O árbitro mandou seguir, e num contra ataque rápido, Cristiano Ronaldo isolou-se perante Vanins, mas foi assinalado fora de jogo, muito contestado pelos jogadores portugueses.

Na segunda parte, a Letónia apareceu com as linhas um pouco mais subidas, que, ainda assim, não se materializaram num ascendente letão no encontro.

Aos 56 minutos, novo penalti para Portugal, após falta de Kluskins a André Gomes. Da marca dos 11 metros, Ronaldo teve nova oportunidade para marcar, mas acertou no poste da baliza da Letónia.

Diz a máxima futebolística que «quem não marca, sofre» e Portugal sofreu-o na pele: aos 66 minutos, um ressalto, após cruzamento do lado direito, sobrou para Zjuzins que, com força, fez balançar as redes de Rui Patrício. Empate na partida e festa dos (poucos) adeptos da Letónia no Estádio Algarve.

Só que o empate durou pouco tempo. Aos 70 minutos, Quaresma cruzou da direita e William Carvalho, à ponta de lança, apareceu na pequena área e cabeceou para o golo. Estreia do jogador leonino a marcar pela seleção nacional.

Foi o mesmo Quaresma que, aos 85 minutos, voltou a cruzar para a área onde apareceu Ronaldo, com um remate de primeira, que se redimiu do penalti falhado e marcou o 3º tento.

Até ao final do jogo, ainda houve tempo para outro golo de Portugal: Bruno Alves, após cruzamento de Raphäel Guerreiro, cabeceou e selou a vitória de Portugal por 4-1, que assim se mantém na 2ª posição do grupo B de qualificação para o Mundial de 2018.

 

PORTUGAL: Rui Patrício, Bruno Alves, Raphäel Guerreiro, José Fonte, Cristiano Ronaldo, Joao Mario, William, Joao cancelo, Nani, Andre Silva, Andre Gomes.

LETÓNIA: Andris Vanins, Vitãlijs Maksimenko, Gints Freimanis, Olegs Laizãns, Vladislavs Gabovs, Dãvis Ikaunieks, Kaspars Gorkss, Artjomns Rudnevs, Igors Tarasovs, Vitãlijs Jagodisnkis, Gleb Kluskins.

 

Fotos: Pedro Lemos|Sul Informação

Comentários

pub