Tavira: Obras na passagem de nível da Porta Nova incluem «solução inovadora» para bicicletas

As obras na passagem de nível da Porta Nova, em Tavira, já foram concluídas, informou ontem a Infraestruturas de Portugal (IP), e […]

Passagem de nível da Porta Nova em TaviraAs obras na passagem de nível da Porta Nova, em Tavira, já foram concluídas, informou ontem a Infraestruturas de Portugal (IP), e tiveram uma «solução inovadora», que reforça a segurança no atravessamento da Linha do Algarve, permitindo eliminar os intervalos entre o pavimento e o carril.

A obra teve um custo «na ordem dos 100 mil euros» e, além dos trabalhos da melhoria do pavimento, também houve obras nos acessos à passagem de nível, que «devido à sua geometria, era especialmente penalizadora para os veículos de duas rodas [bicicletas e motorizadas], dado o risco existente de introdução da roda no desnível entre o pavimento e o carril», diz a Infraestruturas de Portugal.

Esta situação levou a que fosse estudada e adotada uma solução minimizadora desses riscos, tendo a intervenção passado pela substituição do betuminoso existente por placas de borracha adaptadas.

Esta alternativa, aplicada pela primeira vez em Portugal, é «mais segura face ao tradicional pavimento», garante a Infraestruturas de Portugal.

Passagem de Nível da Porta Nova em TaviraAs obras feitas resultaram de uma parceria entre a IP e a Câmara de Tavira e permitem «reforçar a segurança deste atravessamento para os utilizadores e a própria circulação ferroviária, num local que se constitui também como uma porta de entrada na cidade de Tavira», conclui a empresa.

Comentários

pub