SEPNA está a conhecer o património algarvio para melhor o proteger

Para se proteger o património, é preciso conhecê-lo. E é para dar mais ferramentas aos militares do SEPNA da GNR […]

Fortaleza de Sagres PeqPara se proteger o património, é preciso conhecê-lo. E é para dar mais ferramentas aos militares do SEPNA da GNR que a Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg) e esta força de segurança estão a promover ações de fiscalização conjunta do património de quatro concelhos, durante esta semana.

Depois de terem estado em Vila do Bispo e Lagos, esta terça-feira, militares do SEPNA de Silves, Portimão, Albufeira, Faro, Loulé e Tavira, técnicos da DRCAlg e uma representação da Universidade vão partir à descoberta do património dos concelhos de Alcoutim e Vila Real de Santo António, amanhã, quinta-feira.

Estas ações, que contam com o apoio dos municípios visitados, realizam-se no âmbito do Protocolo de Colaboração assinado no passado dia 20 de Maio entre a Direcção Regional de Cultura do Algarve e o Comando Territorial de Faro da GNR pela «Protecção do Património Cultural Imóvel do Algarve».

«Pretende-se com esta ação dar a conhecer diferentes tipologias do nosso património arqueológico, histórico e etnográfico, as formas de protecção legal (classificação, inventariação e zonas de protecção) e os riscos de danos provocados pela ação antrópica», segundo a DRCAlg.

Com estas ações também se pretende «promover a comunicação entre os elementos dos municípios que trabalham na área do Património Cultural e os Destacamentos do SEPNA que operam na região».

Comentários

pub