Lagos discutiu Contratos Locais de Segurança com secretária de Estado

A presidente da Câmara de Lagos Maria Joaquina Matos recebeu, na semana passada, uma comitiva chefiada pela secretária de Estado […]

Visita Trabalho_Sec Estado Adj_ Administracao Interna (10)

A presidente da Câmara de Lagos Maria Joaquina Matos recebeu, na semana passada, uma comitiva chefiada pela secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna Isabel Oneto para falar sobre a nova geração dos Contratos Locais de Segurança (CLS).

De acordo com Isabel Oneto este novo modelo e a nova geração dos Contratos Locais de Segurança é para avançar no Algarve «o mais depressa possível». A finalidade destes é «alterar um pouco o paradigma dos Conselhos Municipais de Segurança» uma vez que a própria defende que «o que é, concretamente, necessário na região é continuar a reduzir os níveis de criminalidade, que já de si são, aqui, felizmente muito baixos».

Para Isabel Oneto, «uma vez que não é necessária a implementação de medidas específicas, o trabalho em Lagos passa por criar, ou manter, um conjunto de mecanismos para operacionalizar e articular os assuntos nesta área». Articulação essa já existente entre a autarquia e a PSP e GNR de Lagos, de acordo com ambos os responsáveis pelas respetivas forças de segurança presentes na reunião.

Este Contrato Local de Segurança em Lagos será na vertente MAI Município (onde estão inseridos todos os municípios do Algarve), sendo que ainda existe a vertente MAI Bairro e MAI Cidadão, para outros municípios do país.

Nesta visita a Lagos foram ainda abordados outros assuntos relacionados com a criminalidade no concelho, como as condições em que a Guarda Nacional Republicana e a Polícia de Segurança Pública desenvolvem a sua fiscalização de proximidade «que, em Lagos, se tem traduzido num índice de criminalidade quase inexistente, bem como sobre os projetos «Escola Segura» e «Crescer em Segurança», que têm sido um êxito no município», diz a Câmara de Lagos.

Visita TrabalhoFoi igualmente trazida para cima da mesa a questão do Verão, referindo-se que Lagos é um dos municípios do Algarve que triplica a sua população, tendo a presidente da autarquia manifestado o seu agrado pelo reforço dos efetivos e alargamento do corpo da GNR, o que contribuiu  para que não fossem registadas ocorrências de maior.

A Presidente da Câmara aproveitou igualmente esta visita de um membro do Governo para insistir sobre «a necessidade urgente do avanço da obra da reabilitação do Edifício Multifunções, situado no Chinicato, para que a GNR possa, o mais breve possível, começar a funcionar aí», recordando a este propósito que «atualmente estão instalados num antigo Convento sem as mínimas condições para o desempenho das suas funções».

A secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna comprometeu-se com a conclusão das obras até Julho de 2017.

No final da reunião foi, por fim, feita uma visita às instalações da Polícia de Segurança Pública, equipamento inaugurado a 27 de Outubro de 2010, e que está localizado numa das entradas de Lagos.

Comentários

pub