Risoterapia, teatro, dança e saúde preenchem mês inteiro dedicado aos idosos em Silves

A Câmara de Silves, através do seu setor de Ação Social, organiza a iniciativa “Outubro: mês sénior, mês dos maiores”, […]

cartaz mes senior mes dos maioresA Câmara de Silves, através do seu setor de Ação Social, organiza a iniciativa “Outubro: mês sénior, mês dos maiores”, de 1 a 28 de Outubro.

O programa, que pode ser consultado aqui, começa com a celebração do “Dia Internacional da Pessoa Idosa” na Fissul, em Silves, este sábado, dia 1 de Outubro, a partir das 14h00.

Já no dia 3 haverá inauguração do Pólo de Educação ao Longo da Vida de Pêra, às 15h00, no Centro Pastoral de Pêra, que acolherá, logo no dia 6, também às 15h00, uma ação de sensibilização para a diabetes.

No dia seguinte, haverá outra ação de sensibilização, mas para a vacinação contra a gripe, às 10h30 no Centro Pastoral de Pêra.

A 11 de Outubro, às 15h00, será a vez de sensibilizar a população idosa para a prevenção de burlas, possivelmente potenciada pela nova nota de 50 euros, no Pólo de São Marcos da Serra. No dia 13, à mesma hora, será feita igual ação de sensibilização, mas na Junta de Freguesia de Alcantarilha.

No dia 14 de Outubro, o Teatro Mascarenhas Gregório acolhe, às 21h00, duas peças de teatro: a «Teatro Sénior», pelo grupo de teatro sénior de São Bartolomeu de Messines, e a peça «A vida na estação», do grupo de teatro sénior de Tunes.

Já no dia 17 haverá lugar para mais uma ação de sensibilização, relacionada com as burlas, mas na Escola Básica da Azinheira, às 10h30. No dia seguinte a ação de sensibilização estará relacionada com os direitos dos idosos e as suas prestações da Previdência Social, e acontece às 10h00 no Auditório da Biblioteca de Silves, seguida, às 10h30, de outra sobre a diabetes, na sede da Associação Recreativa e Cultural da Amorosa.

O dia 19 de Outubro será dedicado à formação «Prevenção, controlo e infeção», às 10h00, na Santa Casa de Alcantarilha, e às 14h00, na Santa Casa de Silves. No dia 20, às 15h00, haverá ação de sensibilização sobre as burlas, às 15h00, na Sociedade Recreativa Messinense.

No dia seguinte, a ação de sensibilização sobre a vacinação da gripe chegará, às 11h00, à Junta de Freguesia de Algoz. Já da parte da tarde, há lugar para a peça de teatro «Eduarda, Cara de Leopardo», pelo grupo de teatro sénior de Armação de Pêra, às 21h00, no Teatro Mascarenhas Gregório.

A 22, o Pólo de Tunes será palco, às 15h30, de uma aula de amikusdanza, um tipo de dança em que «cada um dança ao seu ritmo». Já no dia 24 haverá uma aula de risoterapia, às 14h30, no Pólo da Cumeada.

O dia 25 será dedicado às ações de sensibilização sobre sexualidade na 3ª idade, no Auditório da Biblioteca de Silves. Às 10h00 esta será destinada para técnicos de instituições que trabalhem com idosos. Já às 15h00 a sessão é aberta a todo o público.

A formação «Prevenção, Controlo e Infeção» decorrerá no dia seguinte, 26, às 10h00, na Associação Humanitária de São Marcos da Serra.

Esta iniciativa «Outubro: Mês sénior, mês dos maiores» termina no dia 28, às 15h00, com a inauguração da exposição dos livros «Ler cria, cria a ler», na Sociedade Recreativa Messinense de São Bartolomeu de Messines.

Todas as atividades são promovidas pela Câmara Municipal de Silves, no âmbito da Rede Social e do programa «Mais Próximus no apoio à 3.ª idade», numa parceira com o Centro Paroquial de Pêra, ARCA (Associação Recreativa e Cultural da Amorosa), Santa Casa da Misericórdia de Alcantarilha, Santa Casa da Misericórdia de Silves, Sociedade de Instrução e Recreio Messinense, Associação Humanitária de São Marcos da Serra, GNR, das Juntas de freguesia de Armação de Pêra, São Bartolomeu de Messines, S. Marcos da Serra, Silves e Uniões de Freguesia de Alcantarilha e Pêra e de Algoz e Tunes.

Comentários

pub