Primeiros candidatos a trabalhar no IKEA de Loulé começam a ser chamados no dia 20 de Outubro

O IKEA anunciou, em conferência de imprensa realizada ontem no Auditório da Escola Secundária de Loulé, que os primeiros «contactos e […]

foto ikea (Medium)

O IKEA anunciou, em conferência de imprensa realizada ontem no Auditório da Escola Secundária de Loulé, que os primeiros «contactos e triagens de currículos» de candidatos a trabalhar na futura loja da multinacional no Algarve vão ser feitos a 20 de Outubro.

Apesar de as candidaturas decorrerem até 15 de Novembro, a garantia foi dada por Pedro Barroso, responsável pelo recrutamento para o IKEA de Loulé. No total, a multinacional pretende contratar 250 pessoas. O passo seguinte, após os primeiros contactos, será, de acordo com as respostas de cada um, a convocatória para um exercício em grupo.

«Estes exercícios vão ser feitos pela nossa equipa no Centro de Emprego de Loulé. Serão feitas quatro sessões diárias, duas de manhã e duas à tarde, o que significa que vamos convocar cerca de 40 pessoas por dia», explicou Pedro Barroso, perante um auditório lotado. Depois de cada exercício, haverá uma entrevista individual a cada participante.

foto ikea 2 (Medium)Já a entrada, efetiva, dos primeiros trabalhadores, apenas para formação, será feita, «se possível», em Janeiro… nas lojas de Lisboa. Esta formação será feita apenas para quem ficar a trabalhar num regime de full-time e não em part-time. Pedro Barroso assegurou que os custos de transporte e alojamento serão suportadas pela IKEA. Para quem não puder fazer esta formação, a entidade também será «flexível». «Cada caso é um caso. Quem não puder, não será por isso que não será recrutado», acrescentou.

Outra garantia dada por Pedro Barroso foi que o recrutamento se está a fazer apenas para quatro áreas: apoio ao cliente, vendas, logística e restaurante. «As outras áreas não será o IKEA a gerir o recrutamento, mas sim um prestador de serviços», revelou.

 

Ainda não há data e mês para a abertura do IKEA

A única informação avançada por Pedro Barroso, e que já era conhecida, foi o facto de a loja abrir na Primavera de 2017. Já quanto ao MAR Shopping Outlet, que será paredes meias com o IKEA, o responsável pelo recrutamento confessou «não saber quando abre, já que são projetos totalmente distintos».

Por seu lado, Cláudia Domingues, diretora de comunicação e sustentabilidade do IKEA, garantiu ao Sul Informação que o projeto de responsabilidade social, que está a ser preparado em conjunto com a Câmara de Loulé, está «numa fase de triagem». «Estamos ainda a conhecer a região e as instituições do concelho para perceber quem são e as suas valências. Queremos perceber qual é que se adequa mais aos nossos objetivos e à nossa estratégia», acrescentou.

foto ikea 3 (Medium)Já quanto à loja em si, a novidade, além do facto de se querer articular com o futuro centro comercial, é o aproveitamento do sol do Algarve em termos energéticos. «As instalações dos painéis fotovoltaicos serão iguais às outras lojas, mas esperamos tanto produzir mais energia, como ter um maior retorno», explicou Cláudia Domingues.

Madalena Feu, delegada regional do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), completou o painel de oradores da conferência de imprensa. Além de confessar estar «muito satisfeita» com este investimento, Madalena Feu revelou que os inscritos no IEFP vão «provavelmente receber convocatórias para apresentação do projeto do IKEA e para informar sobre o processo de recrutamento».

As candidaturas para o IKEA podem ser feitas clicando aqui.

 

 

Comentários

pub