«Outonalidades» mais internacional leva vencedor de Grammy a Santo Estêvão

O ciclo «Outonalidades» volta a animar a aldeia algarvia das «15 ou 20 pessoas», ou seja, Santo Estêvão, no concelho de Tavira, […]

kepa1O ciclo «Outonalidades» volta a animar a aldeia algarvia das «15 ou 20 pessoas», ou seja, Santo Estêvão, no concelho de Tavira, com três concertos, um por mês, em Outubro, Novembro e Dezembro. Desta vez, há novas sonoridades e até um vencedor de um Grammy vai atuar na Casa do Povo de Santo Estêvão: Kepa Junkera. O primeiro espetáculo, de Cachupa Psicadélica, está marcado para o dia 15 de Outubro.

«Seguimos uma linha de continuidade em relação aos anos anteriores, mas com geografias musicais de outros países», explica José Barradas, presidente da direção da Casa do Povo de Santo Estêvão, ao Sul Informação.

Cachupa Psicadélica, projeto encabeçado por Lula’s Gomes, «traz uma sonoridade que ainda não esteve no Outonalidades e que vai engrandecer o ciclo. Traz os sons cabo-verdianos do eixo Mindelo-São Vicente, reinterpretando a poesia de Sophia de Mello Breyner, Ondjaki, entre outros», revela José Barradas.

Para o dia 5 de Novembro, está marcado o concerto de David Santos, mais conhecido no mundo da música como Noiserv. O “homem-orquestra” regressa ao Algarve, mas desta vez para aquecer as noites de Outono de Santo Estêvão. «O David Santos é mais conhecido pelo seu trabalho para o documentário José e Pilar, sendo mais um músico que promete uma grande noite na Casa do Povo de Santo Estêvão».

Para o dia 9 de Dezembro, está marcado o “prato forte” deste ciclo, com a atuação de Kepa Junkera, músico de Bilbao, que conta no currículo com três nomeações para os Latin Grammy Awards, tendo mesmo conquistado um Grammy com o seu trabalho K.

José Barradas
José Barradas

Segundo José Barradas, trazer o Kepa Junkera Trio a Santo Estêvão «foi uma oportunidade que surgiu, porque fazemos parte da rede da Associação D’Orfeu, e fez parte das propostas. Quando surgiu esta possibilidade, ficámos muito contentes. Ele vai atuar três vezes em Portugal, a primeira delas em Santo Estêvão».

O responsável da Casa do Povo de Santo Estêvão diz esperar que este concerto «traga muita gente, é uma oportunidade importante de assistir a esta atuação».

Este ano, o «Outonalidades» terá menos concertos, apenas um por mês, algo que José Barradas justifica com a maior oferta cultural existente na região. «Optámos por um concerto por mês, há muita coisa a acontecer com este novo programa, o 365 Algarve. Mas não nos influenciou assim tanto, uma vez que fechámos o cartaz em Julho».

Por isso, José Barradas diz que «foi feita uma opção de complementaridade. Apesar de serem programas completamente distintos, encaixam-se e esta maior oferta é boa para a região, porque facilita a criação de públicos».

Criar públicos é o que a Casa do Povo de Santo Estêvão tem feito ao longo dos últimos anos, levando à aldeia do interior do concelho de Tavira músicos nacionais e internacionais, algo que, segundo José Barradas, «nos dá um gozo muito grande, por trazer este tipo de artistas, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades».

Todos os concertos estão marcados para as 22h00, sendo que os bilhetes só podem ser adquiridos no próprio dia, uma hora antes do início.

O «Outonalidades» é promovido em parceria entre a Casa do Povo de Santo Estevão em Tavira e a Associação D’Orfeu, de Águeda.

Comentários

pub