Outdoors “publicitam” o talento dos jovens artistas algarvios

Da próxima vez que passar pelo Largo de São Francisco, em Faro, muito provavelmente vai olhar para um outdoor que […]

outdoors (2)Da próxima vez que passar pelo Largo de São Francisco, em Faro, muito provavelmente vai olhar para um outdoor que não é publicitário, mas sim uma obra de arte de Vilma Correia, aluna finalista do curso de Artes Visuais da Universidade do Algarve. Este é o primeiro de quatro outdoors criados por jovens artistas algarvios que vão ser mostrados ao abrigo do projeto «Outdoor Jovens Criadores Algarve», que integra o programa 365 Algarve.

Depois da obra de Vilma Correia, em Faro, que foi inaugurada pelo ministro da Economia, no passado sábado, haverá outdoors artísticos também em Lagos, da autoria de Bertílio Martins, em Alcoutim, de Bárbara Cardoso, e em Loulé, de Tatiana Fernandes, a partir do dia 3 de Dezembro.

Além destes outdoors darem nova vida às cidades onde vão estar expostos, dão a conhecer o trabalho de jovens talentos das artes no Algarve, ou seja, estes suportes não perdem a sua função de comunicação com o público e de apelo à ação.

outdoors (1)
Sandro Resende e Pedro Cabral Santos com três dos autores dos outdoors

«O projeto permite que os artistas sejam reconhecidos e que as pessoas se sintam convidadas a ir a outros equipamentos culturais para ver mais obras destes autores. Os visitantes acabam por ser surpreendidos na rua com trabalhos de arte pública, que têm por trás conhecimento, investigação e que permitem, ao mesmo tempo, a valorização da criação na região», considera Dália Paulo, comissária do programa 365 Algarve.

Estes outdoors vão estar em três cidades e uma vila do Algarve, mas, para Dália Paulo, podem ser também uma porta aberta para a internacionalização destes jovens artistas. «É importante que estes artistas possam criar a partir deste Sul e fazer a sua carreira nacional, ou internacional, tendo aqui o seu porto de abrigo. Porque, a partir daqui, podem ser conhecidos mundialmente, porque temos a maior região artística do país e passam por cá milhares de pessoas. Se conseguirem mostrar a sua obra têm mais possibilidades de serem conhecidos noutros países, o que, de outra forma, seria mais difícil».

O Outdoor Jovens Criadores Algarve é promovido, em parceria, entre a associação P28 e o Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) da Universidade do Algarve. Sandro Resende, da P28, explicou ao Sul Informação como surgiu a ideia de mostrar o talento de jovens artistas nestes outdoors.

inauguracao outdoor 365 algarve ministro economia (9)
O secretário de Estado da Cultura Miguel Honrado, a artista Vilma Correia, o Ministro da Economia Caldeira Cabral, a comissária do 365 Algarve Dália Paulo e o presidente do Turismo de Portugal Luís Araújo

«Este projeto já existia, não com jovens artistas, mas sim com artistas consagrados. Em conversa com o CIAC, propus apostar em jovens artistas, até porque recebemos a exposição dos finalistas de Artes Visuais da Universidade do Algarve no nosso espaço expositivo, o Pavilhão 30. Comentámos, na altura, que estavam lá artistas com interesse e pensámos: “vamos ver como podemos ajudar”. Como o projeto dos outdoors dos consagrados acabava agora, quisemos retomar e expandir para mais cidades e apostar em jovens artistas. Poucos terão oportunidade de trabalhar com um suporte tão grande como este», explica.

Do lado do CIAC, a possibilidade de mostrar o trabalho dos alunos finalistas aos muitos milhares de pessoas que visitam as cidades algarvias foi vista como uma oportunidade. «Este projeto mostra que os alunos da Universidade do Algarve têm qualidade suficiente para um projeto deste género. É um orgulho para nós participarmos nestas iniciativas, estamos muito contentes com o reconhecimento», diz Pedro Cabral Santos, diretor do Curso de Artes Visuais.

“Quem quer criar arte num outdoor?”

Terminada esta fase do projeto Outdoor Jovens Artistas Algarve, com trabalhos de finalistas de Artes Visuais, há uma segunda fase que vai ser aberta a todos os criativos da região.

«Vamos abrir a possibilidade de criar um outdoor a todas as pessoas que sejam criativas no Algarve. Vamos abrir um Open Call, para quatro outdoors. Serão quatro trabalhos distintos e a seleção será feita através do trabalho apresentado. A seleção será feita por nós, em parceria com o 365 Algarve. É um futuro deste projeto e, dentro de uma ou duas semanas, vamos abrir o Open Call para as pessoas concorrerem», conclui Sandro Resende.

 

O programa completo para o mês de Outubro do programa 365 Algarve pode ser consultado aqui.

 

Comentários

pub