Obras no Largo de São Sebastião em São Brás terão 65% de financiamento do PARU

A requalificação do Largo de São Francisco, em São Brás de Alportel, com início previsto para final de Novembro, terá […]

CMA_4867A requalificação do Largo de São Francisco, em São Brás de Alportel, com início previsto para final de Novembro, terá financiamento de 65% do Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU), de acordo com um protocolo assinado, ontem, pelo presidente da Câmara de São Brás Vítor Guerreiro, na sede da CCDR Algarve.

Esta obra terá três fases: a primeira, a requalificação do Largo de São Sebastião, custará, no total, 315.450,94 euros, a segunda consiste na requalificação do primeiro troço da Avenida da Liberdade e ainda a será requalificada a Rua Gago Coutinho.

A reabilitação de edifício na Rua Teófilo de Braga, para a criação de Espaço Memória do Município, a reabilitação do imóvel sede do Moto Clube de São Brás e Associação Jovem Sambrasense e a requalificação do Pátio do Burguel e áreas adjacentes são obras que também serão financiadas pelo PARU.

Haverá, ainda, a reabilitação do edifício quatro olhos – retrosaria tradicional, o arranjo urbanístico do Espaço Exterior da Igreja Matriz, com recuperação do património e, por fim, a gestão e monitorização de um Programa de Incentivo à Regeneração Urbana.

Antes de submeter estas obras ao financiamento comunitário, a autarquia são brasense já havia aprovado, em Março, a delimitação de uma Área de Reabilitação Urbana (ARU) «com o objetivo de incentivar as intervenções de reabilitação urbana neste território». Neste sentido, o Plano de Revitalização do Centro Histórico, diz a Câmara de São Brás de Alportel, «engloba toda uma estratégia, que toma forma em diversas ações e iniciativas».

Segundo Vítor Guerreiro, presidente da Câmara de São Brás de Alportel, «esta nova conquista visa todo um conjunto de intervenções de conservação e reabilitação de edifícios que, no seu conjunto, irá potenciar o valor histórico e turístico do centro histórico são-brasense, bem como incrementar uma nova dinâmica económica e social».

A aprovação desta candidatura ao PARU deu-se no âmbito do «Encontro Cinco Regiões, Mais Investimento», que juntou, ontem, em Faro, autarcas de toda a região, o Ministro do Planeamento e das Infraestruturas Pedro Marques e o Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão Nelson Souza.

Comentários

pub