Novo hotel de 3 estrelas de Olhão abriu em Agosto e já vai ser ampliado

A inauguração oficial do Hotel Cidade de Olhão aconteceu esta quinta-feira, mas Bruno Leal e Pedro Santos, os dois irmãos […]

Pedro Santos e Bruno Leal (Medium)A inauguração oficial do Hotel Cidade de Olhão aconteceu esta quinta-feira, mas Bruno Leal e Pedro Santos, os dois irmãos que investiram nesta nova unidade hoteleira olhanense, já se preparam para o ampliar. O hotel abriu a 1 de Agosto, com 29 alojamentos, entre quartos tradicionais e apartamentos-estúdio,  mas vai “ganhar” um novo piso, que permitirá aumentar em dez o número de alojamentos, três tipo estúdio.

Este aumento de capacidade «já estava pensado» e foi preparado logo na intervenção inicial de recuperação do prédio situado junto ao Terminal Rodoviário de Olhão, onde funcionou, em tempos, o Colégio Bernardette Romeira. Assim, o hotel de três estrelas só irá encerrar, para obras rápidas, durante o mês de Novembro, reabrindo depois para funcionar «o ano inteiro».

Para preparar o edifício, os dois empresários investiram «uma verba avultada de cerca de 800 mil euros, financiados em parte», o que permitiu fazer a obra necessária «num tempo recorde de seis meses».

«Este é um projeto meu e do meu irmão, pensado para este edifício, que nos foi oferecido pela nossa mãe. Pensámos em vários cenários para o rentabilizar, mas o que mais nos agradava era a hotelaria, até pela dificuldade de arranjar quartos em Olhão, nomeadamente no Verão», revelou Bruno Leal.

Este projeto começou a amadurecer em 2011, altura em que foi resolvido um litígio em torno do imóvel, tornando-se este propriedade da mãe dos dois investidores, mas não foi a única possibilidade que surgiu. «O espaço chegou a estar licenciado para acolher um lar de idosos», revelou o coproprietário do hotel.

Até porque, nos primeiros anos em que o edifício ficou nas mãos desta família de Olhão, «era impensável que houvesse turismo aqui no concelho, como há agora».

Novo Hotel Cidade de Olhão_3 (Medium)

Atualmente, e desde que abriu há dois meses, o hotel tem tido «uma ocupação excelente», que varia entre «o turista tradicional» e pessoas que «têm alguém conhecido em Olhão e que vêm cá visitar».

No conjunto dos 29 quartos e apartamentos-estúdio, a nova unidade hoteleira olhanense consegue alojar «cerca de 80 pessoas», uma vez que os apartamentos «albergam, com todo o conforto e condições, quatro pessoas». «Com a ampliação, passamos a poder acolher mais 25 a 30 pessoas», acrescentou o empresário.

Mais do que aumentar a capacidade de oferta do concelho, o novo hotel também veio dinamizar a economia local, nomeadamente ao nível do emprego. «Criámos 10 postos de trabalho diretos e só uma das pessoas não vive em Olhão. Mesmo assim, tem cá raízes familiares. Também garantimos muitos postos de trabalho indireto, como por exemplo na lavandaria com que trabalhamos, que contratou três pessoas e trabalha quase exclusivamente para nós», revelou Pedro Santos. «A nossa ideia é abrir o ano todo, trazer turistas o ano inteiro e dar alguma vida à cidade», acrescentou.

Para isso, irão apostar na promoção do segmento do turismo cultural, tendo como trunfo, entre outros, «o ex-libris que são os Mercados de Olhão», mas também no segmento dos turistas de ambiente, devido «à ligação única à Ria Formosa». Outra atração são as praias de Olhão, «que são as melhores do Algarve e até do país», acredita Bruno Leal.

A iniciativa de Pedro e Bruno é aplaudida pelo presidente da Câmara de Olhão. «Investiram aqui, arriscando e acreditando que, em Olhão, o turismo está para ficar e vai crescer. Vêm complementar a oferta hoteleira que já tínhamos», considerou António Pina, que esteve presente na inauguração oficial da nova unidade.

Comentários

pub