Já estão abertas as inscrições para o «Concurso Água Jovem 2017»

As inscrições para o «Concurso Água Jovem 2017», destinado a todos os alunos do 1º, 2º e 3º ciclos das […]

Agua Jovem 2016_2017As inscrições para o «Concurso Água Jovem 2017», destinado a todos os alunos do 1º, 2º e 3º ciclos das escolas do Algarve, já estão abertas e devem ser feitas junto da Associação Portuguesa do Ambiente (APA). As modalidades a concurso são desenho, texto, vídeo e áudio, posters, maquetes e happening/performance.

As inscrições devem ser feitas até ao final do mês de Dezembro. Já os trabalhos necessitam de ser entregues até dia 1 de Março de 2017 nas instalações de Faro da APA.

Todos os trabalhos podem ser apresentados em qualquer suporte, seja papel, digital, multimédia ou performance, informa a Águas do Algarve, uma das promotoras deste concurso. Este ano os temas selecionados são dois: o turismo sustentável e a gestão da água no Algarve e a Lagoa dos Salgados.

A escolha destes temas prende-se com o facto de 2017 ter sido decretado como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, e com o facto de a Lagoa dos Salgados «ser um importante habitat para uma grande diversidade de animais», diz a empresa Águas do Algarve, como as aves zarro castanho (Aythya nyroca) e camão (Porphyrio porphyrio).

Todos os trabalhos terão apresentação pública no Fórum Água Jovem, que terá lugar no dia 22 de Março 2017, em que se celebra o Dia Mundial da Água.

Este concurso tem como objetivo «sensibilizar os jovens do Algarve para o conhecimento e a preservação do património Água», salienta a Águas do Algarve. O sucesso deste concurso em anos anteriores deve-se ao «empenho dos professores e a resposta dos alunos tem resultado em trabalhos de cariz de investigação de elevado valor», acrescenta a empresa.

O Concurso Água Jovem 2017 é promovido pela Águas do Algarve, Agência Portuguesa do Ambiente IP (APA- ARH Algarve), e Mundo Aquático SA (Zoomarine). Este ano conta ainda com o apoio de outras entidades, como o Grupo Hubel, a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares-Direção de Serviços Região Algarve (DGEstE- DS Algarve), o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P.- Departamento da Conservação da Natureza e Florestas do Algarve (ICNF) e a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA).

Comentários

pub