Fotojornalista Fernando Ricardo expõe «Olhar o Mundo» em Tavira

  A exposição do fotojornalista Fernando Ricardo «Olhar o Mundo» vai ser inaugurada no próximo dia 22 de Outubro, às […]

 

Fernando RicardoA exposição do fotojornalista Fernando Ricardo «Olhar o Mundo» vai ser inaugurada no próximo dia 22 de Outubro, às 18h00, no Palácio da Galeria/Museu de Tavira.

Esta é uma «exposição-viagem através do olhar de um repórter que exerceu a sua atividade profissional nos principais jornais e revistas nacionais, tendo estado, também, vinte anos ao serviço da agência norte-americana Associated Press», diz a Câmara de Tavira.

Já Antonio Sánchez-Barriga, professor e especialista internacional de conservação e restauro, considera que esta é «uma exposição que unifica a arte do instante no tempo e que expressa a brancura, os cinzentos, os meios-tons e o negro profundo, plasmados de um modo como se fosse o traço de um pincel japonês aplicado sobre o branco de um papel de arroz».

Apesar de ter nascido em Lisboa, Tavira é uma «cidade que faz parte» da vida de Fernando Ricardo e para a qual «sempre teve um olhar especial», diz a Câmara local.

Como fotógrafo, Fernando Ricardo acompanhou e registou momentos marcantes da história recente, como dezenas de viagens do Papa João Paulo II, a guerra civil em Angola, os conflitos no Uganda e na Palestina e a visita de Nelson Mandela às bases do ANC no sul de Angola.

O fotojornalista acompanhou ainda acidentes aéreos, ferroviários e o grande incêndio do Chiado, manifestações de religiosidade popular, campanhas eleitorais, o Tour de França, campeonatos do mundo de futebol e de Fórmula 1.

 

Comentários

pub