Festival de Órgão do Algarve arranca a 28 de Outubro com concertos em 4 cidades

Dez concertos distribuídos por cinco igrejas da região, a realizar entre 28 de Outubro e 26 de Novembro, são os […]

Orgao da Se de FaroDez concertos distribuídos por cinco igrejas da região, a realizar entre 28 de Outubro e 26 de Novembro, são os ingredientes do 9º Festival de Órgão do Algarve, em 2016 pela primeira vez estendido de Faro para os concelhos de Portimão, Loulé e Tavira.

Portimão acolhe o concerto inaugural do Festival de Órgão do Algarve, a 28 de Outubro, na Igreja Matriz, com a participação do organista Nuno Alexandrino e do Coral Adágio, dirigido pelo maestro António Alves. No programa, destaque para a exigente obra “Stabat Mater” de João Rodrigues Esteves, para Coro e Órgão.

O concerto seguinte na Igreja Matriz de Portimão tem lugar a 11 de Novembro, com o organista Rafael Reis. Numa apresentação a solo, serão interpretadas obras da escola organística italiana, portuguesa, e inglesa.

A Igreja Matriz de Boliqueime recebe a 4 Novembro o primeiro dos concertos de órgão no local, com o organista João Paulo Janeiro. O programa tem como mote “A dança como matriz no repertório organístico” e percorre várias tipologias rítmicas de dança.

A 18 de Novembro, o organista Nuno Alexandrino apresenta-se na Igreja Matriz de Boliqueime, com um programa abrangente mas especialmente centrado na música ibérica.

Em Tavira, a Igreja de Santiago acolhe a 18 de Novembro o organista Tiago Ferreira, para um programa de concerto contrastante com obras de compositores de Portugal, Espanha, Itália, França, Alemanha e Holanda.

Na semana seguinte, a 25 de Novembro, o órgão da Igreja da Misericórdia ecoará pelas mãos de Tadeu Filipe, que apresentará obras de compositores menos conhecidos, mas deveras interessantes.

Os concertos em Faro iniciam-se a 5 de Novembro, na Igreja do Carmo, no formato de música de câmara, com João Paulo Janeiro e Filipa Oliveira (órgão e flauta de bisel), seguindo-se a 12 de Novembro uma apresentação a solo pelo organista Rafael Reis.

Na Sé de Faro, o órgão histórico soará a 19 de Novembro, pelo organista Tiago Ferreira, enquanto o encerramento do Festival ficará a cargo de Tadeu Filipe, a 26 de Novembro.

Todos os concertos realizam-se às 21h30 e são de entrada livre.

O Festival de Órgão do Algarve é organizado pela Associação Cultural Música XXI. Conta com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve e dos Municípios de Faro, Loulé, Tavira e Portimão, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve, com os parceiros de comunicação Antena 2, Sul Informação e Rua FM e com o parceiro de alojamento Hotel Faro.

Comentários

pub