Faro escolhido para acolher debate nacional de políticas de juventude

Faro vai acolher o fórum de 2016 da Academia de Desenvolvimento Juvenil (ADJ), um consórcio que junta quatro das mais […]

Custódio MorenoFaro vai acolher o fórum de 2016 da Academia de Desenvolvimento Juvenil (ADJ), um consórcio que junta quatro das mais importantes entidades no campo da juventude, em Portugal, e se dedica a debater as políticas de juventude, a nível nacional.

O evento vai ter lugar entre 16 e 18 de Dezembro, no Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) em Faro, revelou, em primeira-mão ao Sul Informação e à Rádio Universitária do Algarve RUA FM, Custódio Moreno, recém-empossado como diretor regional desta entidade.

A ADJ, explicou, «junta os que são, para mim, os quatro grandes movimentos de juventude que existem em Portugal: a Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), o Conselho Nacional de Juventude, o Erasmus – que é quem tem a massa (risos) – e o IPDJ».

«Estas quatro entidades reúnem-se todos os anos numa região do país e debatem os problemas da juventude, desde a lei do associativismo à estratégia nacional. É massa crítica, a pensar a área da juventude, mas também o desporto», resumiu Custódio Moreno, no programa radiofónico Impressões desta semana.

IPDJ FaroSerá a primeira vez que esta iniciativa  se realiza no Algarve. E a escolha da região já teve o dedo de Custódio Moreno. «Este evento mobiliza cem jovens de todo o país. Eu, quando fui nomeado como diretor regional, tentei desde a primeira hora trazer para cá este evento, onde se debaterão assuntos de grande importância para a juventude», disse.

E já que trouxe para a região o principal debate a nível nacional de políticas de juventude, o novo diretor regional aproveitou para defender “a sua dama”. «Um dos membros do consórcio comentava, numa reunião, que, sendo no Algarve e na época baixa, podíamos ficar num hotel. Eu disse que não, que tínhamos o IPDJ, a direção regional, nem que tivesse de passar noite e dia a pintar e a fazer o que for necessário. Esta é, também, uma forma que nos prepararmos. Quando temos visitas em nossa casa, temos o gosto de a arrumar», contou.

Além de “lavar a cara” ao edifício da direção regional, que Custódio Moreno não esconde ter problemas ao nível da manutenção, a escolha da sede do IPDJ Algarve, em Faro, permitirá alojar os participantes na Pousada da Juventude e na Escola de Hotelaria de Turismo e «dar vida a esta zona».

Quem também poderá tirar grandes vantagens da vinda deste fórum até ao Algarve são os elementos das associações juvenis da região. Desde logo porque «está definida, à partida, uma quota para eles», para garantir que podem participar e, por outro, porque terão hipóteses de «contactar com grandes crânios e líderes da área da juventude de todo o país».

Comentários

pub