Escola em Lagos recebe obras e passa a chamar-se Sophia de Mello Breyner Andresen

As obras na antiga Escola EB1 + JI Nº de 3 de Lagos, agora chamada Escola Básica Sophia de Mello Breyner […]

Reabilitacao Escola_Lagos

As obras na antiga Escola EB1 + JI Nº de 3 de Lagos, agora chamada Escola Básica Sophia de Mello Breyner Andresen, já começaram após a assinatura do contrato na passada semana. A obra custa quase 1 milhão de euros e dura, segundo informação da autarquia local, cinco meses. 

Em 2005 já houve uma intervenção na escola mas que, segundo a Câmara de Lagos, «apenas permitiu acrescentar novos espaços e valências: refeitório, biblioteca, sala de informática e instalações sanitárias, através da construção de um edifício novo sem, no entanto, requalificar o edifício antigo».

De acordo com o executivo municipal estava na «altura de olhar para o estabelecimento escolar no seu todo e requalificar o mesmo, abrangendo o edifício antigo, o edifício novo e os espaços exteriores (recreio)».

Estas melhorias foram explicadas no local, no âmbito de uma visita realizada à escola onde estiveram presentes, para além do executivo, o Delegado Regional da Educação do Algarve Francisco Marques, o responsável pelo projeto, o arquiteto Vítor Vilhena e vários técnicos da autarquia.

visita à Escola EB 1 N3

Quanto à alteração do nome, a presidente da Câmara de Lagos Maria Joaquina Bastos disse quer «trazer conforto, segurança, bem-estar, alegria e, também, um pouco de inspiração e poesia, através da obra e da palavra de alguém que descobriu e se encantou com a beleza de Lagos: Sophia de Mello Breyner Andresen, um dos expoentes máximos da literatura e da poesia escrita em Português».

Esta alteração no nome foi validada pelo Agrupamento de Escolas Gil Eanes, pelo Conselho Municipal de Educação e autorizada pelo Ministério da Educação.

As obras, que tem o valor exato de 888.501,47 euros, acrescido de IVA, estão a cargo da Martins Gago & Filhos, Lda, estando a Câmara de Lagos a tentar obter financiamento até 50% para a obra, no âmbito do quadro comunitário CRESC Algarve 2020.

Comentários

pub