Deputados do PS eleitos pelo Algarve querem a consagração e valorização da EN2

António Eusébio, Jamila Madeira, Luís Graça e Fernando Anastácio, todos deputados do PS eleitos pelo círculo de Faro, são coautores […]

EN2 de Faro a Chaves_1António Eusébio, Jamila Madeira, Luís Graça e Fernando Anastácio, todos deputados do PS eleitos pelo círculo de Faro, são coautores do projeto de resolução que recomenda ao Governo a consagração e valorização da EN2, que liga Faro a Chaves, segundo nota enviada pelo PS Faro, no passado dia 14.

Esta decisão foi tomada por os deputados reconhecerem «a importância que a Estrada Nacional 2 tem para os territórios que atravessa», diz o Partido Socialista.

A Estrada Nacional 2, que é a Via Longitudinal de Portugal, atravessa o país, num total de 738,5 quilómetros. São 11 distritos e 32 concelhos, passando por quatro serras e 11 rios. Esta estrada entra no Algarve pela Serra do Caldeirão e termina em Faro.

«Os municípios, sempre encontrando novos e inovadores caminhos para o seu desenvolvimento, encontraram na EN2 o seu lugar no desenvolvimento e o seu posicionamento estratégico no espaço europeu. Por isso, iniciaram o processo de se ligarem, de encontrarem uma visão de conjunto, uma opção de promoção comum, uma estratégia única e brilhante», acrescenta o PS.

Assim sendo, diz o Partido Socialista, «faz sentido que esta Assembleia, através dos partidos nela representados, recomende ao Governo um forte envolvimento neste projeto, enquadrado numa relação de verdadeira parceria com as autarquias locais, que permita dar a este desafio uma dimensão que ultrapasse as nossa fronteiras e que, no limite, possa adquirir, junto da UNESCO, o estatuto de Património Imaterial da Humanidade».

Neste sentido, «a Via Longitudinal de Portugal, EN2, é a que mais consagra a garantia de um país com futuro no bom espírito da sustentabilidade», conclui o PS.

Comentários

pub