CMR Sul não está em risco de fechar, garante Câmara de São Brás de Alportel

Não há risco de encerramento do Centro Medicina e Reabilitação do Sul, em São Brás de Alportel, garantiu a Câmara […]

foto cmr sul 3Não há risco de encerramento do Centro Medicina e Reabilitação do Sul, em São Brás de Alportel, garantiu a Câmara deste concelho.

A autarquia são-brasense garantiu esta segunda-feira que uma petição à Assembleia da República que circula a nível local se baseia «numa infundada ameaça de encerramento desta unidade de saúde», cujo fecho, apesar dos muitos problemas existentes, «nunca esteve em causa».

O grande problema do CMR Sul é, desde há algum tempo, «a falta de condições e recursos para o seu funcionamento, na defesa dos quais o município tem efetuado inúmeras diligências, desde 2013, aquando da transferência da gestão para a Administração Regional de Saúde do Algarve», assegurou a Câmara de São Brás de Alportel.

«Neste âmbito, o Ministro da Saúde garantiu, em reunião realizada no 29 de setembro, ao Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel que as condições seriam restabelecidas, o que tem vindo a acontecer com um conjunto de medidas que estão a ser tomadas nestas últimas semanas no sentido de serem identificados os constrangimentos em termos de equipamentos de materiais e respostas às necessidades em termos de profissionais de saúde», assegurou a autarquia.

Apesar das dificuldades, o centro não deixou de ser uma referência e continua a ser determinante na recuperação de muitas pessoas que sofreram acidentes ou doenças que reduziram a sua mobilidade, como o Sul Informação constatou numa visita recente ao CMR Sul.

A Câmara acrescentou que o ministro da Saúde irá anunciar um novo modelo de gestão para esta unidade de saúde «no início de 2017». Esta é, de resto, uma das principais exigências que têm sido feitas pelo executivo e por outros órgão municipais são-brasenses.

Comentários

pub