Castro Marim acolhe IV Capítulo de Entronização da Confraria do Atum

Castro Marim acolhe, no próximo dia 29 de Outubro, o IV Capítulo de Entronização de cerca de 20 novos confrades, […]

Confraria do AtumCastro Marim acolhe, no próximo dia 29 de Outubro, o IV Capítulo de Entronização de cerca de 20 novos confrades, dos quais 6 são de honra, da Confraria do Atum de Vila Real de Santo António, a realizar no Mercado Municipal.

A concentração dos participantes será às 15h00 na Casa do Sal. A cerimónia, em si, de Entronização dos novos confrades terá a participação do acordeonista Hugo Madeira, vencedor do Troféu Mundial do Acordeão. 

Após o momento solene tem lugar nas ruas da vila, um desfile com a participação de 10 confrarias e da Banda Musical Castromarinense. O IV Capítulo de Entronização culmina com um banquete/jantar.

«Este evento reveste-se de grande importância dado que é a primeira vez que a Confraria do Atum de Vila Real de Santo António organiza um evento desta natureza na vila de Castro Marim», diz a autarquia castro marinense.

A indústria conserveira de Vila Real de Santo António, onde uma das atividades mais importantes era a transformação do atum, contribuiu para reforçar a importância do Sal de Castro Marim a nível local, dada a atividade que registava na viragem do século XIX para o XX, com a presença de muitas trabalhadoras naturais de Castro Marim nas fábricas pombalinas, existindo uma forte ligação histórica dos dois concelhos.

Comentários

pub