Alunos de engenharia da UAlg passaram a ter «martelos» de alta tecnologia

Tecnologia de ponta na área da automação e robótica da Phoenix Contact passou a estar à disposição dos alunos do […]

Kit Didático Phoenix Contact UAlg (Medium)Tecnologia de ponta na área da automação e robótica da Phoenix Contact passou a estar à disposição dos alunos do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve.

O laboratório Edunet, resultante de uma parceria entre a multinacional de origem alemã e a academia algarvia, foi inaugurado esta quarta-feira e permitirá aos alunos e professores ter acesso a uma tecnologia que é usada por empresas de todo o mundo.

As ferramentas que foram agora disponibilizadas aos membros desta unidade orgânica, situada no Campus da Penha, em Faro, são descritas pelo vice-reitor da UAlg, de forma bem humorada e «numa linguagem primitiva», como «um martelo». «Com ele, vamos ensinar os alunos a partir pedra (risos)».

Os membros da academia terão acesso a kits didáticos, compostos por hardware e software, que poderão explorar numa vertente pedagógica. Mas, eventualmente, também poderá ser produzido conhecimento, transferível para o tecido empresarial.

«O grande objetivo deste tipo de parcerias é aproximar as empresas da universidade. No caso concreto da Phoenix Contact, a empresa coloca tecnologia na UAlg que será utilizada no ensino, permitindo-nos, dessa forma, formar técnicos mais bem preparados nestas áreas».

Este novo laboratório será mais utilizado pelo departamento de Engenharia Elétrica e Eletrónica, mas «é transversal, pelo que também poderá ser usada pelo curso de Engenharia Mecânica».

Por outro lado, pode ser um elemento diferenciador, na hora de atrair estudantes para a UAlg. Na área das tecnologias, a empregabilidade não é problema, antes pelo contrário: «há cada vez mais dificuldades em recrutar alunos para este setor». Assim, a presença de tecnologia de ponta, utilizada por muitas grandes empresas em todo o mundo, pode pesar na decisão de um jovem que esteja a ingressar no Ensino Superior.

Software Phoenix Contact UAlg (Medium)Até porque a Phoenix Contact é uma corporação com muita história e uma forte presença no mercado português e algarvio. A empresa nasceu na Alemanha, em 1923, e dedica-se, desde então, ao desenvolvimento, à produção e distribuição de material elétrico e eletrónico. Está presente em 55 países, entre os quais Portugal, onde foi instalada uma empresa subsidiária em 2008.

A sua tecnologia é usada por muitas empresas da região, entre as quais a Águas do Algarve, a Hubel, a Rolear e a Cimpor.

A aproximação ao tecido empresarial do Algarve é, de resto, um objetivo assumido por Michel Batista, diretor geral desta multinacional em Portugal.

«Aquilo que nós pretendemos através da Academia Edunet é a aproximação entre o tecido empresarial local e a academia. Por outro lado, queremos dar oportunidade aos docentes de ter acesso a tecnologia de ponta, neste caso da nossa marca, que é inovadora à escala mundial», resumiu.

«Outro objetivo é, através destes laboratórios, desenvolver soluções inovadoras que sejam requeridas pelo tecido empresarial nacional», acrescentou o diretor geral da Phoenix Contact. O laboratório Edunet serve, «no fundo, para promover uma partilha de conhecimentos». Da parte da Phoenix Contact há, igualmente, a perspetiva que possa ajudar a afirmar a marca no Algarve.

«Isto é uma aposta a longo prazo. Queremos que esta tecnologia seja conhecida, difundida e, eventualmente, utilizada na atividade profissional. Por outro lado, é uma forma de manter a presença aqui na região e a proximidade com o tecido empresarial do Algarve», concluiu o Michel Batista.

Comentários

pub