A partir de sexta-feira, haverá muita Poesia a Sul em Olhão

A partir de sexta feira, dia 21 de Outubro, e durante 10 dias, a poesia volta a invadir vários espaços […]

poesia a sulA partir de sexta feira, dia 21 de Outubro, e durante 10 dias, a poesia volta a invadir vários espaços da cidade de Olhão, com a segunda edição do Poesia a Sul, o Encontro que, na edição de 2016, assume uma dimensão internacional, com convidados do Vietname, Marrocos, Chile, Espanha, Brasil, França e, naturalmente, Portugal.

A iniciativa da Câmara Municipal de Olhão, comissariada pelo poeta olhanense de projeção internacional Fernando Cabrita, tem a sessão inaugural marcada para as 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, ocasião onde António Miguel Pina, presidente da autarquia, apresentará o Encontro a jornalistas e convidados. Segue-se, às 18h45, ainda no Salão Nobre, a apresentação da obra de Fernando Cabrita «Oito Livros de Oito Poetas».

O primeiro dia do II Encontro Internacional Poesia a Sul prossegue com a inauguração de duas exposições, de desenho e escultura, da autoria de Joana Rosa Bragança, jovem artista plástica, fotógrafa e ilustradora portuguesa que vive e trabalha em Olhão, e Alberto Germán, escultor espanhol, professor universitário e coordenador responsável nos cursos da Faculdade de Belas Artes de Sevilha, respetivamente. Ambas as mostras ficam patentes ao público até ao encerramento do Encontro, no Auditório Municipal de Olhão.

A maior sala de espetáculos do concelho acolhe, a partir das 21h30, a performance de spoken word “12 Canções Faladas e 1 Poema Desesperado”, protagonizada pelo poeta e declamador Napoleão Mira, em conjunto com os Reflect. O espetáculo tem entrada livre e as contribuições voluntárias do público reverterão integralmente a favor da ADAPO – Associação de Defesa dos Animais e Plantas de Olhão.

A encerrar o dia inaugural do Poesia a Sul, a partir das 23h30, o Cantaloupe Café, nos Mercados Municipais, é o cenário escolhido para uma leitura de poemas por Adão Contreiras, Pedro Tavares, Mario Rodriguez, Eladio Orta, Raquel Zarazaga, Adília César, Marco Mangas e João Miguel Pereira, acompanhada pela música do poeta, escritor e músico Fernando Pessanha.

No sábado, dia 22 de Outubro, a programação reserva uma palestra, proferida por Fernando Cabrita, subordinada ao tema “The Waste Land, de T.S. Elliot – O Grande Poema do Séc. XX”. A iniciativa acontece no Museu Municipal Edifício do Compromisso Marítimo, a partir das 15h00.

Uma hora mais tarde, no mesmo espaço, decorre outra palestra, desta vez por Augusto Thassio de Los Infantes. O poeta, historiador, conferencista e pintor espanhol fala sobre “A Vida e Morte de Miguel Hernandez”.

Às 17h30, no Cantaloupe Café, haverá lugar a leituras de poemas, por Raquel Zarazaga e Mario Rodriguez, e às 18h30, na Galeria Sul, Sol e Sal decorre um debate cujo tema é “A Poesia e o Ensino”. Frente a frente estarão os professores Anabela Batista, Nélia Estevão, Paulo Penisga e Pedro Oliveira Tavares.

O jantar, a partir das 20h00, será subordinado ao tema “Poesia Erótica à Mesa”. Às 22h30, o dia termina no Cantaloupe Café, com uma jam session protagonizada por Luís Ene, mestre da escola minimalista e da poesia em prosa, e pelo romancista, ator e declamador Paulo Moreira.

A programação de domingo, 23 de Outubro, começa às 11h00, com “Poesia com Vista para o Mar”, no Cantaloupe Café. A iniciativa contempla a apresentação de livros de Pedro Jubilot e Raquel Zarazaga e leituras de Augusto Thassio de los Infantes, Luís Ene e Mario Rodriguez.

Às 17h00, nos Mercados Municipais, há teatro com a companhia te-Atrito. Criado em Outubro de 2005, o grupo de teatro algarvio é formado por teatro-amadores com experiências e modos de trabalhar diversificados. O espetáculo integra a programação paralela do II Encontro Internacional Poesia a Sul.

Ainda nos Mercados Municipais, às 17h30, a pessoana Teresa Rita Lopes profere uma palestra sobre “Pessoa e o Livro do Desassossego”. Meia hora mais tarde, desta vez no Cantaloupe Café, há jazz, bebop e hardbop, com André Murraças no saxofone, André Ferreira no contrabaixo, Vítor Guerreiro na guitarra e Maximiliano Llanos na bateria.

O dia encerra às 19h30, de volta aos Mercados Municipais, com leituras de poemas por Rogério Cão e Fernando Cabrita.

Na segunda feira, dia 24 de Outubro, a programação do II Encontro Internacional Poesia a Sul reserva, às 18h00, no Cantaloupe Café, a apresentação de livros de Miguel Godinho e António Ventura.

O II Encontro Internacional Poesia a Sul – Olhão 2016 constitui, até 30 de Outubro, uma oportunidade para que poetas das mais diversas origens e linguagens se encontrem, para 10 dias de intercâmbio, partilha, palestras, debates, mesas redondas, apresentações de livros, leituras, homenagens, exposições e convívio, numa iniciativa que a organização pretende aberta à participação do público em geral.

Comentários

pub