VRSA oferece rastreios e animação musical durante a Semana do Idoso

Momentos de animação e de promoção da saúde a pensar nos cidadãos mais experientes do concelho, mas também nas suas […]

????????????????????????????????????

Momentos de animação e de promoção da saúde a pensar nos cidadãos mais experientes do concelho, mas também nas suas famílias, fazem parte do programa da Semana do Idoso de Vila Real de Santo António, que decorrerá entre os dias 3 e 7 de Outubro.

A iniciativa tem lugar nas Casas do Avô de Monte Gordo e de Vila Real de Santo António e contempla atividades como sessões de esclarecimento, animação musical e exposições de trabalhos manuais.

A Semana do Idoso tem início no dia 3 de Outubro, às 14h30, na Casa do Avô de Monte Gordo, com o espetáculo do grupo de dança espanhola «Pasión Flamenca». Ao mesmo tempo, haverá a entrega de uma oferta a cada um dos utentes.

Já nos dias 4 e 6 de Outubro têm lugar rastreios de saúde (tensão arterial, colesterol e glicémia) em Monte Gordo e Vila Real de Santo António, respetivamente, entre as 9h00 e as 13h00.

O evento prossegue no dia 7, às 17h30, com uma sessão sobre cuidados na terceira idade, dirigida a cuidadores e familiares, onde, entre outros temas, serão abordadas as questões da demência em idosos.

O dia encerra com a entrega de um manual do cuidador aos familiares dos avós, a que se seguirá um momento de convívio.

O  Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado a 1 de Outubro e foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Sobre o projeto «Casa do Avô»

«A Casa do Avô» é uma unidade especializada no acompanhamento da população sénior do concelho de VRSA (mais de 65 anos) e que visa prestar assistência transversal em áreas tão distintas como os cuidados básicos de saúde, as terapias ocupacionais ou o desenvolvimento de competências.

Entre as várias atividades ao dispor dos utentes encontram-se aulas de ioga, aulas de expressão plástica e manualidades, culinária, terapia musical, sessões de fisioterapia, entre outras. Aos avós é ainda fornecido transporte diário entre a habitação e as instalações, bem como duas refeições diárias.

Contando já com 8 anos de atividade, o equipamento dispõe de uma equipa multidisciplinar constituída por um animador sociocultural, auxiliar de geriatria, um técnico de desporto, fisioterapeuta, psicólogo, massagista, enfermeiro e técnico de serviço social.

A Casa do Avô possui dois polos no concelho de VRSA: um está sediado na cidade, junto ao Mercado Municipal, enquanto o outro se encontra localizado no Centro Comunitário de Monte Gordo.

Atualmente, as duas unidades beneficiam cerca de uma centena de utentes, representando um investimento municipal superior a 200 mil euros por ano.

Comentários

pub