Tempo vai manter-se quente com temperaturas até aos 40º

As temperaturas vão voltar a subir a partir desta sexta-feira, podendo atingir, no Algarve, entre os 32 e os 40ºC. […]

calorAs temperaturas vão voltar a subir a partir desta sexta-feira, podendo atingir, no Algarve, entre os 32 e os 40ºC. De tal forma que o Serviço Municipal de Proteção Civil de Portimão emitiu hoje um aviso, alertando para o tempo quente e seco.

Segundo a Proteção Civil portimonense, neste concelho, e em condições que se estendem ao resto do Algarve, o céu estará geralmente limpo, com temperaturas máximas entre os 32 e os 40ºC, enquanto a Humidade Relativa será baixa, com valores inferiores a 30%. As noites também serão quentes e secas, com temperatura mínima superior a 20ºC (noites tropicais).

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, como sempre, a localidade mais quente do Algarve será Alcoutim, onde as temperaturas andarão hoje pelos 37ºC e sobem amanhã e no domingo para os 38º e atingindo mesmo os 42º na segunda-feira.

Para Faro, prevêem-se 33º hoje, 34 amanhã e domingo e 40ºC na segunda, Albufeira terá temperaturas entre os 32ºC (hoje) e os 40ºC na segunda, tal como Portimão, que subirá dos 32ºC de hoje, para 33º amanhã, 35º no domingo e 40º na segunda-feira.

Mesmo Sagres, que costuma ser o local mais fresco do Algarve, terá temperaturas entre os 30 e os 37ºC.

A temperatura da água do mar acompanha também estes valores elevados, situando-se entre os 22º em Sagres e os 26º na zona de Monte Gordo.

Com estas condições de tempo quente e seco, a Proteção Civil de Portimão alerta para a existência de um risco muito elevado de incêndio florestal no concelho, bem como nos de Silves, Lagos, Vila do Bispo e São Brás. Monchique tem risco máximo de incêndio.

Além do aumento do risco de incêndio, o tempo pode ainda afetar «grupos populacionais mais vulneráveis, em virtude das temperaturas mais altas».

Por isso, a Proteção Civil recorda que é proibida a realização de queimadas ou de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos (nomeadamente grelhadores). É ainda proibido queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração, fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem, fazer a fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

Comentários

pub