Semana do Brasil escolhe literatura como «melhor veículo para passar a sua cultura»

A Semana do Brasil, que começa esta segunda-feira e se prolonga até dia 17 de Setembro, em Faro, vai ter […]

consulado brasilA Semana do Brasil, que começa esta segunda-feira e se prolonga até dia 17 de Setembro, em Faro, vai ter a literatura canarinha como foco: desde exposições sobre escritores brasileiros, até mesas redondas sobre poesia, passando por filmes acerca da vida de autores.

Em entrevista à RUA FM, o vice-cônsul Cláudio Guimarães dos Santos disse que a literatura foi escolhida como tema central da Semana do Brasil por ser «o melhor veículo para passar a sua cultura». «Estamos em Portugal e a língua brasileira e a portuguesa são tão parecidas. Têm tantas semelhanças», acrescentou.

A este facto junta-se, na opinião do vice-cônsul, outro ponto: o facto de a literatura brasileira não ser tão conhecida pelo público português como, por exemplo, a música popular, «que se promove a si mesma».

Esta Semana do Brasil tem, este ano, a sua primeira edição. «A iniciativa surgiu da vontade do cônsul-geral de difundir da melhor maneira possível a cultura brasileira nas nossas áreas de jurisdição: o Algarve e o Alentejo», explicou Cláudio Guimarães dos Santos, aos microfones da RUA FM.

A Semana, além de «rica de eventos», tem também outra «preocupação». As atividades «foram sendo costuradas e construídas de modo a fazer reflexões entre várias áreas», disse o vice-cônsul. Por exemplo, o Ciclo de Cinema passará filmes que sejam ora sobre a obra e vida dos escritores brasileiros em destaque – Clarice Lispector, Erico Veríssimo e João Cabral de Melo Neto -, ora baseados em livros desses autores, adaptados ao grande ecrã.

Além de vice-cônsul, Cláudio Guimarães dos Santos é também chefe do setor cultural e de cooperação educacional do Consulado do Brasil em Faro. Nesta área que tutela, tem lidado com uma realidade: o aumento dos estudantes brasileiros na Universidade do Algarve.

«A UAlg é fundamental para estabelecer qualquer tipo de parceria na região. Os dois eventos que se vão lá realizar são dirigidos ao público ao geral, mas querem-se direcionar também ao meio académico. Tivemos essa preocupação de fazer alguns eventos um pouco mais específicos, apesar de abertos a toda a comunidade», explicou.

Esta Semana do Brasil conta, também, com a parceria de outras instituições como o Cineclube de Faro, a Biblioteca Municipal António Ramos Rosa ou o Instituto Português do Desporto e da Juventude. «Sem a colaboração dos nossos parceiros este evento não tinha acontecido. Associaram-se à nossa ideia de pronto e permitiram esta semana rica em eventos», confessou Cláudio Guimarães dos Santos.

E concluiu: «convidamos todos para vir partilhar este momento de difusão em torno da cultura brasileira».

 

Oiça aqui a entrevista na íntegra.

 

 

 

 

Comentários

pub