Receção ao Caloiro «regressa às origens» e anima Vila-Adentro de Faro a partir de quarta

A Receção ao Caloiro da Universidade do Algarve começa na quarta-feira e vai mudar para um novo local, o espaço […]

Festival F_Paulo Santos
Palco Muralhas do Festival F – Foto Paulo Santos / Imagem de Arquivo

A Receção ao Caloiro da Universidade do Algarve começa na quarta-feira e vai mudar para um novo local, o espaço conhecido como Muralhas, na Vila-Adentro de Faro. Num ano em que a reitoria da UAlg impôs regras apertadas para as atividades de praxe, para desagrado dos representantes dos estudantes, o evento não deixará de contar com os elementos habituais: tradição académica, música e animação.

O evento de acolhimento dos novos alunos, promovido pela Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg), vai durar oito dias e termina a 29 de Setembro, com a Alcoolização dos Perús. Este será um dos pontos altos, a que se terá de juntar um concerto de Quim Barreiros, artista que consegue sempre atrair muita gente aos concertos que realiza em Faro.

Cartaz Receção Caloiro 2016Como frisou numa nota de imprensa a AAUAlg, a mudança para a Cidade Velha, depois de anos num recinto montado junto ao Complexo Desportivo Municipal de Faro, é um «regresso às origens», já que foi ali que se fizeram as primeiras grandes festas dos universitários da UAlg, nomeadamente as primeiras Semanas Académicas.

«Acreditamos que a mudança do local da Receção ao Caloiro será benéfica e trará melhores condições para o evento e, principalmente, para os novos estudantes da Universidade do Algarve desfrutarem da melhor forma. Este “regresso às origens” levará a que os caloiros conheçam melhor e mais rapidamente a Cidade de Faro, nomeadamente a baixa da cidade e a zona histórica», considerou o presidente da AAUAlg Rodrigo Teixeira.

Esta é uma festa de estudantes, para estudantes, mas é também aberta à comunidade em geral. Seja o desfile dos caloiros, a que muita gente em Faro faz questão de assistir, na rua ou à janela, seja os muitos concertos previstos, há sempre pontos de ligação com a cidade e a região.

No cartaz musical, a Quim Barreiros, que atua a na sexta-feira, vão juntar-se outros nomes conhecidos do mundo da música, nomeadamente os algarvios Iris (28 de Setembro) e Jey V e Diego Miranda (sábado, dia 24). A Alcoolização dos Perús será animada por Miguel Azevedo e pelos DJ Mikas e MrKool.

Na quarta-feira, a festa é lançada com uma Monumental Serenata de abertura do ano letivo, a cargo dos InVersus – Grupo de Fados de Coimbra, no Largo do Carmo, às 23h59.

Quinta-feira, a festa muda-se para as Muralhas e será animada pelas tinas académicas da Universidade do Algarve Real Tuna Infantina, Feminis Ferventis e Versus Tuna.

Ao mesmo tempo, será aberta a possibilidade aos alunos da UAlg que tenham bandas ou se dediquem à música de se mostrar aos seus colegas. “NoNaMe” e “DJ Noyz” (22 de setembro), “R&N” (23 de setembro), “Reverse” (24 de setembro) e ainda a banda “The Chunky’s” (28 de setembro) são os grupos com prata da casa que irão atuar.

«Faz todo o sentido que os estudantes da nossa Academia que estão a iniciar a construção de um projeto musical possam ter a oportunidade de se projetar e consideramos que o palco da Receção ao Caloiro é o local ideal para lhes dar essa visibilidade», concluiu Rodrigo Teixeira.

Comentários

pub