Primeiras chuvas de Setembro chegam amanhã e podem atingir o Algarve

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) revela que as primeiras chuvas de Setembro vão chegar amanhã, podendo […]

chuva3O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) revela que as primeiras chuvas de Setembro vão chegar amanhã, podendo mesmo atingir as regiões do Sul do país, nomeadamente o Algarve.

Assim, segundo o IPMA, durante a tarde de segunda-feira, dia 12 de Setembro, a nebulosidade vai aumentar gradualmente, havendo condições para aguaceiros, dispersos e pouco frequentes, mas que podem ser acompanhados de trovoada, nas regiões do interior, durante a tarde».

A partir do fim da tarde, deverá começar a haver «períodos de chuva nas regiões do litoral Norte e Centro», que gradualmente, a partir da madrugada de terça-feira, se vão estendendo a todo o território e vão passando a aguaceiros, que podem ser fortes e acompanhados de trovoada».

A partir da tarde, a nebulosidade diminui na região Sul, mas prevê-se que, na quarta-feira, dia 14, ainda continue a haver aguaceiros, em especial nas regiões do Norte e Centro.

No dia 13, a temperatura deverá sofrer uma «acentuada descida», sendo a temperatura máxima prevista para terça e quarta-feira inferior a 25ºC em todo o território, não ultrapassando 16ºC nas terras altas do interior Norte e Centro. Em Faro, prevêem-se 25ºC na terça e 23ºC na quarta-feira, enquanto em Portimão as previsões apontam para 24ºC e 22ºC, nos mesmos dias. Monchique terá uns bem mais fresquinhos 21ºC e 19ºC.

O IPMA recomenda que se tenha em atenção a «possibilidade de inundações, devido à acumulação de detritos em condutas de água pluviais».

Comentários

pub