Palácio de Belmarço em obras para acolher empresas do dono da Couteiro-mor

O Palácio de Belmarço, em Faro, está a ser alvo de obras de recuperação para passar a ser a sede […]

Palácio Belmarço em obras_er_1O Palácio de Belmarço, em Faro, está a ser alvo de obras de recuperação para passar a ser a sede dos negócios do empresário João Rodrigues, dono da marca de vinhos Couteiro-mor e, desde há alguns meses, presidente da SAD do Sporting Clube Farense, da qual é o principal acionista.

O mesmo investidor, natural de Faro e com negócios em Portugal e Angola, também comprou em hasta pública o edifício do antigo Magistério Primário, que será transformado num hotel de charme.

Palácio Belmarço em obras_er_2Segundo revelou ao Sul Informação o presidente da Câmara de Faro Rogério Bacalhau, as obras que já decorrem no emblemático Palácio de Belmarço, no centro histórico da capital algarvia, servirão para adaptar o espaço de forma a «poder acolher empresas de João Rodrigues, dono da Couteiro-mor».

«O interior do edifício está muito degradado, mas o projeto de recuperação é muito bom. Penso que dentro de um  ano, ano e pouco, teremos ali um edifício emblemático renovado e devolvido à cidade, o que é muito importante. O investidor é um empresário farense, que está a investir no concelho e que quer sediar ali as suas empresas», revelou Rogério Bacalhau.

O imóvel foi comprado ao Estado em 2014 pela empresa Suburbs, de João Rodrigues, que também é a dona da marca Couteiro-Mor e da Herdade do Menir, onde está centralizada a produção de vinhos desta marca. O valor do negócio rondou os 480 mil euros.

Este não será o único ex-libris de Faro que o empresário João Rodrigues se propõe a renovar e ao qual quer dar nova vida. Ali bem perto, já na Vila-Adentro, o antigo Magistério Primário está à espera de ser transformado numa unidade hoteleira de luxo.

«Tenho estado a acompanhar este processo e, pelo que sei, já estão a ser sondados gabinetes de arquitetura, tendo em conta a execução de um projeto», disse o edil farense.

Na terça-feira, Rogério Bacalhau já havia avançado ao Sul Informação que o antigo centro comercial Atrium Faro, na Rua de Santo António, se irá transformar «num hotel de quatro estrelas superior». O projeto já foi apresentado à autarquia, com o presidente da Câmara de Faro a não antever problemas na aprovação do investimento, mostrando-se inclusivamente convicto que as obras irão começar «muito em breve».

Neste caso, o investimento não será do empresário João Rodrigues, embora não se saiba exatamente quem está a fazer a aposta, já que os novos proprietários do antigo centro comercial, encerrado desde 2009, não querem que a sua identidade seja revelada, para já. Ao que o nosso jornal apurou, o projeto do futuro hotel está a ser encabeçado por empresários algarvios ligados ao setor da hotelaria e restauração.

Comentários

pub