Olhão: Alunos do agrupamento João da Rosa vão “fazer amigos entre os animais”

Cães “profissionais”, outros que foram abandonados pelos donos e gatos de várias idades, com os seus caraterísticos olhos grandes, são […]

cartaz versao finalCães “profissionais”, outros que foram abandonados pelos donos e gatos de várias idades, com os seus caraterísticos olhos grandes, são os trunfos da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas João da Rosa e da associação ADAPO para sensibilizar os alunos de várias idades a ser mais amigos dos animais, numa iniciativa que vai decorrer nas diferentes escolas do agrupamento olhanense na terça-feira, dia 4 de Outubro.

Os pais e encarregados de educação das escolas do João da Rosa e a Associação de Defesa dos Animais e das Plantas de Olhão vão celebrar o Dia Mundial do Animal com diversas atividades, entre as quais uma demonstração das equipas cinotécnicas da PSP (cão e homem) e com sessões personalizadas, em todas as salas de aula do pré-escolar ao 9º ano, onde será dado a conhecer o (difícil) trabalho realizado pela ADAPO, com a presença de animais que foram abandonados. Nessas sessões, será feita uma introdução aos Direitos Universais dos Animais.

Outro dos pontos altos do programa é o concurso de angariação de comida para a ADAPO, que envolverá as diferentes turmas do agrupamento. No final, a turma que mais alimentos juntar, ganha uma ida aos cinemas do Ria Shopping, em Olhão, uma oferta do proprietário deste espaço cultural.

Ao proporcionar um contacto mais próximo entre estudantes e animais, as duas entidades esperam conseguir ganhar novos amigos dos animais.

Até porque não é fácil para uma associação como a ADAPO dar resposta às muitas solicitações que tem. No terreno há 12 anos, a associação começou por se dedicar à esterilização de gatos vadios na cidade algarvia, com o objetivo de «controlar o número de animais errantes».

«Hoje, 12 anos depois, a ADAPO é responsável por cerca de 40 cães, em Famílias de Acolhimento Temporário e na rua, e perto de 150 gatos em dois refúgios, muitos deles disponíveis para adoção. Como muitas associações, a ADAPO enfrenta problemas financeiros e a falta de alimentos para os animais que acolhe», segundo a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escola João da Rosa.

Comentários

pub