Movimento SOS Ria Formosa chamado à Comissão de Ambiente da Assembleia da República

O Movimento SOS Ria Formosa/Je Suis Ilhéu foi convocado para uma audição na Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, […]

Ilhéus comemoram decisão do Tribunal

O Movimento SOS Ria Formosa/Je Suis Ilhéu foi convocado para uma audição na Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação da Assembleia da República, marcada para dia 29 de Setembro, às 12h30.

Segundo o Movimento, esta convocação deve-se «à petição entregue por nós, a 20 de Janeiro de 2016, que visa a preservação da Ria Formosa e suspensão imediata das demolições».

Para «fazer a defesa da nossa causa», será «feita uma exposição e seremos depois questionados pelos representantes de cada partido com assento parlamentar», explica o SOS Ria Formosa, em comunicado.

O movimento anuncia que «aproveitará para mostrar todo o seu descontentamento como este processo vem sendo encaminhado» e relembra que «a 12 de Fevereiro foi aprovado um projeto de resolução que mencionava o princípio de igualdade e reconhecimento de todos os núcleos históricos das ilhas barreira».

O movimento invoca ainda uma notícia ontem publicada pelo jornal Correio da Manhã, que dá conta de que «mais uma vez o governo pretende salvaguardar o núcleo habitacional da Culatra, esquecendo os Hangares e o Farol», o que, salienta, «nos leva a acreditar que a política do dividir para reinar se mantém».

«Iremos relembrar ao Governo que todos os núcleos são históricos. Todas as famílias atingidas pela ameaça de demolições são pessoas descendentes daqueles que construíram os alicerces essenciais para aquela ilha e não só, que construíram o molhe, a barra e o Farol, que deram apoio a um hangar que serviu a Segunda Guerra Mundial, pessoas que tinham lepra e que foram enviadas para esta terra de ninguém para não haver o risco de maior contágio». «Parece que o governo está esquecido que foi o Estado português que nos indicou esta casa para vivermos», mas, salienta o SOS Ria Formosa, «iremos relembrar tudo isto».

O facto desta petição ter atingido mais de 4000 assinaturas implicará obrigatoriamente que o assunto seja discutido em plenário na Assembleia da República. «Ao contrário do que irá acontecer na quinta-feira, quando apenas uma delegação se irá deslocar a Lisboa, nesse dia iremos com certeza estar presentes em força, mostrando a nossa união».

Comentários

pub