Loulé adere ao movimento “Compromisso pela Bicicleta”

O Município de Loulé vai aderir formalmente ao Movimento “Compromisso pela Bicicleta”, no dia 21 de setembro, durante a realização […]

Apresentação de Loulé Adapta 02-05-2016O Município de Loulé vai aderir formalmente ao Movimento “Compromisso pela Bicicleta”, no dia 21 de setembro, durante a realização do seminário “Mobilidade Urbana”, que decorrerá no auditório da Escola Secundária de Loulé. Estas iniciativas inserem-se no programa comemorativo da Semana Europeia da Mobilidade, com a chancela do Loulé Adapta.

“Compromisso pela Bicicleta” é uma iniciativa de âmbito nacional, que tem como grande objetivo a promoção da mobilidade em bicicleta, com o lema “Mais bicicletas, melhores cidades, sociedade e economia mais saudáveis”.

Pretende-se, assim, colocar na agenda pública o tema da bicicleta nas suas múltiplas dimensões, alinhar os esforços dos vários parceiros (governo, autarquias, universidades, empresas do sector, empresas em geral, organizações da sociedade civil) e tirar partido das competências existentes em Portugal no seio do tecido institucional, universitário, empresarial e cívico.

Visa-se, entre outros objetivos, o de aumentar em 10% a quota da bicicleta (atualmente representa 0,5% do total das deslocações casa-trabalho/escola), reduzir na mesma percentagem o número de deslocações em veículo individual (neste momento constituem 60% do total das deslocações casa-trabalho/escola), incentivar a aquisição de bicicletas e estimular a produção nacional, estimular estilos de vida saudáveis e combater a obesidade ou reduzir as emissões e a dependência energética dos combustíveis fósseis.

A Câmara de Loulé diz que a sua adesão a este movimento «insere-se numa política de sustentabilidade e preocupação com as questões ambientais que tem sido assumida pelo executivo, nomeadamente através de projetos como o ClimAdaPT e elaboração de uma Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas».

 

Urbactiv – Sustainable MobilityCaso da cidade galega de Pontevedra será debatido

Especialistas de diversas áreas reúnem-se na Escola Secundária de Loulé, no dia 21, a partir das 14h00, para apresentar diferentes perspetivas sobre a questão da mobilidade urbana, numa sessão que contará com a presença do diretor da Escola Alexandre Costa, e do presidente da Câmara Vítor Aleixo.

No primeiro painel do Seminário “Mobilidade Urbana”, moderado por Bernardo Campos Pereira (Urbactiv – Sustainable Mobility), serão apresentados os desafios da mobilidade urbana que se colocam.

Esta temática contará com as intervenções de Bernardo Pessoa (Hospital de Loulé) sobre “Prescrição de exercício sustentável”, Manuel Rosa (Ordem dos Engenheiros/Universidade do Algarve – Instituto Superior de Engenharia), com o tema “Urbanismo de proximidade”, e Mário Alves (especialista em mobilidade) que fará uma apresentação sobre “Uma cidade para as pessoas: mobilidade sustentável na Cidade de Loulé”.

No segundo painel, Mário Alves será o moderador. Participam nesta sessão Bernardo Campos Pereira, que irá abordar o “Diagnóstico e políticas cicláveis municipais”, José Carlos Mota (Compromisso pela bicicleta), que falará sobre “Compromisso pela bicicleta: Uma mobilização nacional”, e Xosé Manuel Tato (Concelho de Pontevedra, Galiza, Espanha), que irá apresentar um “Caso de estudo: a Cidade de Pontevedra”.

Terá lugar ainda lugar o ato formal de adesão de Loulé ao movimento “Compromisso pela Bicicleta”, pelas 17h45. O vice-presidente Hugo Nunes fará uma intervenção de encerramento.

Comentários

pub